Pela primeira vez na Era Aberta do Tênis, uma mesma dupla de tenistas irá decidir um torneio Grand Slam pela terceira vez seguida no ano. Depois de terem feito as finais de Roland Garros, em junho, e Wimbledon, em julho, com uma vitória para cada, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz terão a chance de desempatar o head-to-head, nos torneios de majors, em 2025. Para atingir tal feito, a dupla passou por Novak Djokovic e Félix Auger-Aliassime, nas semifinais.
LEIA TAMBÉM: Conheça o possível novo formato da NBA para o All-Star Game de 2026
O tenista espanhol, número dois do ranking da ATP, derrotou o último remanescente do Big 3. Em parciais de 6/4, 7/6 e 6/2, Alcaraz derrotou Djokovic em três sets diretos. Após derrota na primeira parcial, o sérvio até chegou a ensaiar uma reação ao quebrar o adversário no primeiro game do segundo set e levar a disputa para o tie break. A derrota por 7/4 no desempate, porém, desanimou o ex-número um do mundo.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Visivelmente abalado, Djokovic não foi páreo para Alcaraz no terceiro e último set. Ele mesmo admite estar cada dia mais difícil competir contra a nova dupla hegemônica do circuito, mas promete lutar até onde conseguir.
Quem achou que teria uma vida mais tranquila contra o “intruso” nas semifinais, foi o atual líder do ranking mundial. O italiano Jannik Sinner começou o primeiro set com um avassalador 6/1 contra o tenista canadense que demorou a se encontrar em quadra, mas, quando o fez, surpreendeu o adversário ao quebrá-lo e sacar para vencer a segunda parcial por 6/3 e obrigar Sinner a disputar, pelo menos, um quarto set.
Sinner logo devolveu o 6/3, no terceiro set e fechou a partida em um quarto set equilibrado com direito a game de saque com mais de dez minutos de duração e vários break-points salvos da parte do melhor do mundo. Parcial de 6/4 no set final.
Ele e Alcaraz agora disputam o tira-teima no domingo (07), às 16h. Antes disso, porém, Aryna Sabalenka e Amanda Anisimova jogam a final feminina de simples, neste sábado (06), às 17h. A bielorussa, líder do ranking WTA, derrotou a americana Jessica Pegula, por 2 sets a 1, em parciais de 4/6, 6/3 e 6/4. Já Anisimova, buscará se redimir da derrota na final de Wimbledon. Para isso, ela passou pela japonesa Naomi Osaka, também por 2 sets a 1, parciais de 6/7, 7/6, 6/3.
Ambas as finais acontecem no Arthur Ashe Stadium, no Billie Jean King National Tennis Center, em Flushing Meadows, no Queens.