Com golaço de Messi, Inter Miami vence o Porto de virada na Copa do Mundo de Clubes

Mesmo saindo atrás no placar aos 8 minutos, o Inter Miami contou com uma grande atuação de Lionel Messi para virar o jogo e conquistar sua primeira vitória na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Em Atlanta, a equipe norte-americana venceu o Porto por 2 a 1 e chegou aos 4 pontos no Grupo A.

Com o resultado, o Inter Miami fica muito próximo da classificação às oitavas de final. Já o Porto precisa vencer o Al Ahly na última rodada e torcer por uma derrota do Palmeiras para manter vivas as chances de avançar no torneio.

Leia mais: Palmeiras vence Al Ahly e fica próximo das oitavas da Copa do Mundo de Clubes FIFA 2025

Primeiro tempo

Com as duas equipes precisando da vitória, a expectativa era de um jogo movimentado — e foi exatamente isso que se viu no início. Logo nos primeiros minutos, o Inter Miami apostou em suas estrelas para pressionar o Porto. Após boa troca de passes no meio de campo, Lionel Messi lançou Suárez na área; o uruguaio finalizou com perigo, mas Claudio Ramos fez grande defesa. Dois minutos depois, nova conexão entre Messi e Suárez obrigou o goleiro português a intervir novamente, evitando o primeiro gol da partida.

No entanto, o bom momento do Inter Miami foi interrompido rapidamente. Aos 6 minutos, Fábio Vieira invadiu a área e foi derrubado por Noah Allen. Após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti para o Porto. Na cobrança, Samu bateu no canto esquerdo; o goleiro Ustari até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 para os portugueses.

Depois do gol, o Inter Miami valorizou a posse de bola, enquanto o Porto recuou suas linhas. Com esse cenário, o jogo ficou mais truncado por boa parte da primeira etapa. Ainda assim, Messi continuou tentando organizar a equipe com sua visão de jogo. Em uma boa jogada, ele encontrou Suárez livre na área, mas novamente Claudio Ramos levou a melhor no duelo individual.

Já na metade do primeiro tempo, o Inter Miami voltou a apostar em suas individualidades. Suárez recuperou a bola no campo de ataque e achou Cremaschi livre na área; o meia bateu firme, mas parou em mais uma grande defesa de Claudio Ramos. Na sequência, o Porto respondeu em contra-ataque com Fábio Vieira, que limpou a marcação pela ponta, mas finalizou para fora.

Aos 40 minutos, o Porto voltou a assustar. Após cruzamento para a área, Rodrigo Mora fez bela finta e bateu colocado. A bola já havia vencido o goleiro Ustari, mas Falcon apareceu para salvar em cima da linha. O time português seguiu pressionando: Samu apareceu livre e finalizou, mas mandou no meio do gol. Logo depois, Varela aproveitou o espaço na defesa americana e acertou a trave de Ustari, encerrando o primeiro tempo.

Foto: Divulgação/FC Porto

Segundo tempo

Com a vantagem de 1 a 0 no placar, a expectativa era de que o Porto administrasse o resultado na volta do intervalo. No entanto, bastou um minuto de segundo tempo para o Inter Miami empatar. Após boa troca de passes, Segovia recebeu em profundidade e finalizou com precisão para o fundo das redes: 1 a 1.

O bom momento da equipe norte-americana continuou. Aproveitando as bolas paradas, o Inter levou perigo em sequência, até que, em cobrança de falta na entrada da área, Lionel Messi acertou o ângulo de Claudio Ramos e virou o jogo para o Inter Miami: 2 a 1.

Depois da virada, o Porto retomou o controle da posse de bola. O técnico Anselmi promoveu alterações buscando mais criatividade na intermediária ofensiva, enquanto Mascherano, no comando do Inter Miami, recuou as linhas e apostou nos contra-ataques com Messi e Segovia.

Com o passar dos minutos, o Inter Miami passou a administrar a vantagem. Recuado e cadenciando o ritmo, o time de Mascherano resistiu bem às tentativas do Porto, que buscava alternativas pelas laterais, mas com pouca efetividade. A equipe portuguesa esbarrou na própria falta de criatividade e acumulou erros ofensivos, o que facilitou a marcação dos norte-americanos.

Na reta final, mesmo com os sete minutos de acréscimo, o Porto não conseguiu reagir. A desorganização no setor ofensivo e os sucessivos erros de passe tornaram a reação inviável. O Inter Miami, por sua vez, controlou a posse de bola até os minutos finais e ainda teve chance de ampliar. Nos acréscimos, Messi serviu Picault, que finalizou à queima-roupa, mas Claudio Ramos salvou e evitou uma derrota por dois gols de diferença.

Messi no campo pelo Inter Miami
Foto: Divulgação/Inter Miami CF

Ficha técnica

Data: 19 de junho de 2025

Local: Mercedes-Benz Stadium – Atlanta – Estados Unidos

Gols: Samu (POR) – 8´ 1T; Segovia – 1´ 2T; Lionel Messi – 8´ 2T;

Árbitro: Cristian Garay (CHI)

Inter Miami: Ustari; Weigdant (Tomas Aviles), Fray (Picault), Falcon, Noah Allen; Allende (Jordi Alba), Cresmachi, Sérgio Busquets, Segovia (Federico Redondo); Lionel Messi e Luis Suárez

  • Técnico: Javier Mascherano

Porto: Claudio Ramos; Mário Fernandes (Gonçalo Borges), Zé Pedro, Marcano (Deniz Gul); João Mário, Varela (William Gomes), Gabri Veiga (Eustáquio), Francisco Moura (Octávio), Fabio Vieira; Samu e Rodrigo Mora.

  • Técnico: Martin Anselmi

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *