A empresa Genius Sport, responsável pela implantação do impedimento semiautomático para o Campeonato Brasileiro, começou a realizar as instalações de equipamentos no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (28). No total, o estádio contará com 12 suportes espalhados pelo gramado com 28 câmeras, ligados à telefones celulares com energia carregada e acesso à internet.
LEIA TAMBÉM: Flamengo fecha com Paquetá em transação histórica
Todo o material deve ficar localizado na região central do campo, nas linhas de impedimento, nas áreas de escanteio e atrás dos gols.
A CBF anunciou o impedimento semiautomático como novidade para a temporada 2026 no final do ano passado. De acordo com a entidade máxima do futebol nacional, a tecnologia será utilizada de forma exclusiva na Série A, em um primeiro momento. Contudo, é necessário finalizar a instalação em todos os estádios e realizar o treinamento dos árbitros. Ainda não há previsão para a inauguração da nova ferramenta.
Em 2025, durante entrevista aoge.com, Harry Lennard, executivo da Genius, afirmou que a implementação da tecnologia leva, em média, quatro meses para ficar pronta. Os próximos estádios a receberem o novo equipamento serão Nilton Santos, no Rio, Arena MRV e Mineirão, em BH, e Mangueirão, em Belém.
Além da Premier League, a Genius Sport é responsável pela tecnologia das ligas da Bélgica e do México. A empresa realiza a instalação dos aparelhos celulares que gravam toda a partida em 4k, a 100 frames por segundo, permitindo que o sistema crie uma réplica digital do jogo.









