Tenista Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA e fica fora de torneio em Las Vegas

O brasileiro Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, está fora do WTT Grand Smash, em Las Vegas, após ser impedido de entrar nos Estados Unidos por questões burocráticas relacionadas a uma viagem anterior a Cuba. A competição, que começa nesta quinta-feira (3), é uma das mais importantes do circuito internacional da modalidade.

LEIA TAMBÉM: Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção de Portugal, morre em acidente de carro com irmão

Calderano, que também possui cidadania portuguesa, geralmente viaja aos Estados Unidos sem a necessidade de visto, utilizando o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). No entanto, ao tentar obter a autorização para esta viagem, enfrentou um prazo incomum de espera e foi informado de que não era mais elegível ao benefício por ter estado em Cuba em 2023.

O atleta esteve em Cuba no ano passado para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Segundo as normas dos EUA, a visita a Cuba desqualifica automaticamente o viajante do uso do ESTA, mesmo com passaporte europeu.

Calderano em ação - Foto: Reprodução/Luiza Moraes/COB/
Calderano em ação – Foto: Reprodução/Luiza Moraes/COB/

Calderano mobilizou sua equipe para tentar um visto emergencial, com apoio da USATT e do USOPC. Apesar da aprovação do pedido, não havia disponibilidade de entrevista consular que permitisse sua chegada a tempo.

“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle”, declarou o atleta de 29 anos.

A ausência acontece em um momento de alta para o carioca. Nos últimos dois meses, Calderano conquistou a inédita Copa do Mundo, foi vice-campeão mundial e venceu o WTT Star Contender Ljubljana, seu oitavo título no circuito WTT. Em junho, liderou o clube alemão Liebherr Ochsenhausen à conquista da Liga Alemã, encerrando uma passagem de nove anos.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *