Na noite desta quarta-feira (29), o Grêmio fez a sua parte na Arena ao vencer o Sportivo Luqueño por 1 a 0, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apesar do triunfo, o Tricolor terminou na segunda colocação do Grupo C, ficando atrás do Godoy Cruz no saldo de gols, e agora terá que disputar os playoffs contra o Alianza Lima, terceiro colocado do Grupo A da Libertadores.
Leia também: Em jogo elétrico, Corinthians e Cascavel empatam pela LNF
O técnico Mano Menezes optou por um time misto, mas com postura agressiva. O primeiro tempo foi de amplo domínio gremista, que finalizou oito vezes e teve maior posse de bola. Jogadores como Cristaldo e Galdino participaram bastante da construção ofensiva, porém pecaram na hora das conclusões. O Luqueño, por sua vez, se fechou na defesa e pouco ameaçou a meta de Marchesín.
Na segunda etapa, a pressão surtiu efeito logo aos 10 minutos. Após jogada pelo lado, Riquelme apareceu bem na área e finalizou rasteiro para abrir o placar. Ciente da necessidade de fazer saldo, o Grêmio tentou acelerar o ritmo, mas esbarrou na forte marcação paraguaia e na falta de pontaria nas conclusões. Enquanto isso, o empate por 2 a 2 entre Godoy Cruz e Deportivo Garcilaso garantiu a liderança aos argentinos, que terminaram com o mesmo número de pontos (12), mas saldo de gols superior (10 a 6).
Mesmo com a frustração pela segunda colocação, o desempenho gremista deixou sinais positivos para a sequência da temporada. A equipe mostrou organização e intensidade, mas sabe que precisará aumentar sua eficiência ofensiva para seguir viva no torneio continental.