Na noite desta quarta-feira (29), o Grêmio venceu o Sportivo Luqueño por 1 a 0 na Arena, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apesar do resultado positivo, o time gaúcho terminou em segundo lugar no Grupo C e terá que disputar os playoffs da competição. Após a partida, o técnico Mano Menezes concedeu entrevista coletiva e demonstrou insatisfação com o desempenho coletivo, mesmo valorizando o papel dos jovens atletas.
Leia também: Grêmio vence Sportivo Luqueño, mas vaga direta escapa nos critérios
O treinador não escondeu a frustração com a dificuldade do time em transformar domínio em gols, mesmo atuando com superioridade numérica durante boa parte do segundo tempo.
“Com 75% de posse de bola, sendo 72% no campo do adversário, a gente continua tendo que entregar um jogo mais qualificado. Mas a gente não consegue evoluir nesse sentido”, avaliou Mano, em tom crítico.
O Grêmio finalizou 16 vezes na partida, mas apenas quatro finalizações foram no alvo.
A atuação pouco inspirada gerou críticas mais pesadas por parte da torcida tricolor, algo que o treinador compreende, mas também contesta em parte.
“O torcedor tem o direito de cobrar, mas acho que ele não pode exigir a mesma maturidade de quem está começando agora no futebol profissional. E temos que ser honestos: com tudo isso, a classificação direta esteve muito na mão, e a gente deixou escapar”, disse, em referência ao empate entre Godoy Cruz e Deportivo Garcilaso, que impediu o Grêmio de liderar o grupo pelo saldo de gols.
Ainda na coletiva, o técnico ressaltou pontos positivos, como o desempenho dos jogadores mais jovens, Zé Guilherme e Riquelme — este último, autor do gol da vitória.
“Temos outras coisas boas, que foram os meninos. Esses, sim, merecem a compreensão do torcedor. Com eles temos de ter paciência, porque vão ser, em um futuro próximo, parte da resolução que podemos ter”, declarou.
O resultado garantiu o Grêmio nos playoffs, onde enfrentará o Alianza Lima, terceiro colocado do Grupo A da Libertadores. Antes disso, o time volta suas atenções para o Brasileirão, onde visita o Juventude, no próximo domingo (1), em duelo válido pela 11ª rodada do campeonato.









