O Grêmio recebeu o Fortaleza na Arena do Grêmio nesta noite de terça-feira (29), em confronto válido pela décima sexta rodada do Brasileirão Série A. A equipe gaúcha levou a melhor na partida e saiu com vitória por 2 a 1 no placar, com dois gols de pênalti do atacante Martin Braithwaite e o gol do tricolor cearense foi marcado por Deyverson. Com a vitória, os comandados de Mano Menezes se afastaram do Z-4 enquanto o Leão do Pici se encontra entre os quatro piores do campeonato.
LEIA TAMBÉM: Lady Gaga negocia retorno ao Brasil para shows em 2026
Como foi a partida?
A primeira etapa foi agitada, com os três gols da partida acontecendo nos 45 minutos iniciais. O time gremista começou em cima pressionando o Fortaleza, e estava chegando bastante na área adversária. Aos 9’ minutos Magrão, goleiro do Fortaleza, derrotou Cristian na grande área e o juiz marcou pênalti, que foi convertido por Braithwaite, abrindo o placar para o Tricolor Gaúcho aos 11’.
Três minutos depois Magrão cometeu novamente outro pênalti, desta vez em cima de Alisson, e de novo o camisa 22 converteu a penalidade para sua equipe, estando 2 a 0 logo antes dos primeiros vinte minutos de partida. O gol do Fortaleza saiu dos pés de Deyverson aos 24’, com jogador iniciado por Breno Lopes, que partiu para cima pela ponta esquerda e cruzou achando José Herrera dentro da área, que acertou a trave esquerda, mas por sorte ou ironia, a bola voltou livre para o camisa 18 do Fortaleza marcar e diminuir o placar.
Na segunda etapa, os times equilibraram as ações do jogo, com isso a partida ficou bastante presa no meio de campo com poucas finalizações nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Fortaleza mesmo estando atrás, não conseguia chegar na área adversária com frequência, parando no bom jogo que a defesa gremista estava fazendo. Aos 30’, Deyverson quase empatou a partida, depois de receber um cruzamento na grande área, o atacante cabeceou com tudo, mas Tiago Volpi fez uma defesa impedindo o gol do time cearense.
Vale destacar a boa partida que Matheus Pereira, camisa 5 do Fortaleza, fez nesta noite, comandando o meio campo da sua equipe e ajudando a quebrar as linhas de marcação do time adversário, seja no ataque ou na defesa. No final da partida, o Tricolor do Pici quase marcou seu segundo em um lance de falta cobrado por Gastón Ávila que acertou o ângulo, mas novamente Tiago Volpi fez uma defesa bonita, sendo o principal responsável pelo empate até agora.
Edenilson quase matou o jogo para o Grêmio em contra-ataque, mas a finalização parou nas mãos de Magrão. O Leão, mesmo sem conseguir chegar com efetividade à área pelo setor central do campo, tentava criar chances de gol por meio de cruzamentos e bolas paradas, principalmente nos escanteios. Apesar de pressionar nos acréscimos e ocupar mais o campo ofensivo, a equipe não teve nenhuma chance clara e o jogo terminou com a vitória gaúcha no Rio Grande do Sul.
Sequência
Com a vitória, o Grêmio se encontra em décimo quarto lugar, com 20 pontos e pega o Fluminense sábado (2) no Maracanã, o jogo será às 21h (de Brasília) e com a vitória o tricolor gaúcho pode entrar na zona de classificação para a próxima Sul-Americana. Enquanto o Leão da Pici se encontra na zona de rebaixamento, ocupando a vice-lanterna do campeonato, com 14 pontos e vai à Itaquera pegar o Corinthians no domingo (3), com a difícil missão de sair de lá com a vitória para escapar do temido Z-4.