Pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, realizado nesta quarta-feira (10), no Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 2 a 0. Com gols de Canobbio e Thiago Silva, o Tricolor carioca virou sobre os baianos, que tinham vantagem de 1 a 0 no placar agregado, e garantiu vaga na semifinal da competição.
Agora, o Flu aguarda o vencedor do confronto entre Botafogo e Vasco, que se enfrentam nesta quinta-feira (11), no Estádio Nilton Santos.
Atrás do placar e jogando em casa, o Tricolor Carioca dominou as ações do primeiro tempo, tendo mais posse de bola (64% a 36%), mas com poucas chances reais de perigo. Foram seis finalizações, apenas duas no alvo.
Leia também: Flamengo pede à ONU reconhecimento da Nação Rubro-Negra
Aos três minutos, Canobbio, do Flu, ficou com uma sobra de bola dentro da pequena área e chutou para a defesa do goleiro Ronaldo. Na sequência, Serna tentou tocar para Everaldo, mas a defesa se antecipou e afastou o perigo. Seis minutos depois, após cobrança de falta, Guga ficou com a sobra e cruzou para a área, encontrando Thiago Silva, que cabeceou rente à trave, mas a bola saiu em tiro de meta.
Aos 35, Nonato roubou a bola e soltou uma bomba de fora da área, defendida por Ronaldo. Enquanto a equipe mandante buscava o gol, o Bahia se defendia e tentava subir em contra-ataques. A melhor chance da equipe visitante saiu aos 47, já nos acréscimos: Juba lançou Kayky, que viu a saída de Fábio do gol tricolor e tentou um chute por cobertura, mas o goleiro se recuperou bem e, com um leve toque da mão, evitou o perigo.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
A segunda etapa começou intensa, com os dois clubes buscando o gol para mudar o rumo da partida. O Tricolor das Laranjeiras, que tinha o estádio e torcida ao seu favor, continuou pressionando o time baiano e, aos sete minutos, enquanto construía uma jogada, a bola bateu no braço de Michel Araújo, levando o árbitro a assinalar pênalti. Na cobrança, Canobbio bateu firme e acabou com a vantagem do Bahia, deixando tudo igual no agregado.
Impulsionado pela torcida, o Flu seguiu no ataque, incomodando a defesa adversária. Pouco depois, porém, o jogo ficou mais físico, com diversas faltas. O cenário apontava para uma decisão por pênaltis, mas, aos 39 minutos, após cobrança de falta de Canobbio, Thiago Silva virou o placar para os mandantes.
O Bahia, que entrou em campo com a proposta de se defender e se lançar em contra-ataques, não conseguiu levar perigo ao gol de Fábio, mesmo quando tinha a vantagem no marcador. O resultado, que veio um dia após Rogério Ceni completar dois anos no comando, reforça o histórico incômodo: o Tricolor baiano nunca conseguiu avançar das quartas de final da competição.