O Fluminense assegurou o passaporte às oitavas de final do Copa do Mundo de Clubes 2025 ao empatar em 0 a 0 contra o Mamelodi Sundowns nesta quarta-feira (25), no Hard Rock Stadium, em Miami. O resultado garantiu ao Tricolor a segunda colocação do Grupo F, com cinco pontos, atrás apenas do Borussia Dortmund, que liderou com seis.
Leia mais: Lyon é rebaixado após problemas financeiros, John Textor afirma que irá recorrer a decisão
Primeiro tempo
No início do confronto, o Sundowns adotou postura ofensiva, pois ainda tinha chance de se classificar,começou pressionando com um chute perigoso de Tashreeq Matthews aos 7 minutos e outra investida com Lunga, ambas defendidas com segurança pelo goleiro Fábio.
Com o passar dos minutos, o Fluminense ajustou a marcação e equilibrou o jogo, chegando com Arias em cruzamento que quase resultou em gol, e depois com cabeçada de Ignácio em cobrança de escanteio, o Sundowns teve chances defendidas por Fábio e salvas pela trave, mas o placar se recusou a abrir na primeira etapa.
Segundo tempo
No segundo tempo, o equilíbrio prevaleceu. Apesar de um susto logo no reinício, com erro de Freytes quase resultando em gol para o Sundowns, o Tricolor respondeu com Cano, que acertou a trave em um chute forte após cruzamento. O jogo terminou com pressão sul-africana nos minutos finais, mas o Fluminense conseguiu conter as investidas e garantir o resultado necessário à classificação.
Próximos passos
Com cinco pontos, o Fluminense garantiu a segunda vaga do Grupo F e espera agora o líder do Grupo E (Inter de Milão, River Plate ou Monterrey) para as oitavas, no dia 30 de junho, às 16h (de Brasília), em Charlotte. O técnico Renato Gaúcho destacou a força do time, elogiando a atuação de Fábio e afirmando que “alcançamos o que viemos buscar”.
O empate garantiu a presença do Fluminense como o quarto clube brasileiro nas oitavas, ao lado de Flamengo, Palmeiras e Botafogo, reforçando o domínio verde‑amarelo na competição