Flamengo estreia no Carioca, contra a Portuguesa-RJ com time 100% formado nas categorias de base

Abrindo oficialmente a temporada 2026 para os cariocas, Flamengo e Portuguesa-RJ se enfrentam no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 18h (horário de Brasília). Contudo, apesar de marcar a abertura do início do Campeonato Carioca, na verdade, é a quinta rodada. Isso porque a partida precisou ser antecipada em razão do calendário apertado por conta da final da Supercopa Rei que será disputada pelo Rubro-Negro carioca, que foi campeão do último Brasileiro, e o Corinthians, campeão da Copa do Brasil.

LEIA MAIS: Morre aos 92 anos Manoel Carlos, um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira

Como Chega o Flamengo?

O elenco principal do Flamengo segue de férias. Porém, o time profissional se reapresenta no Ninho do Urubu, na segunda-feira (12), para iniciar a pré-temporada, que vai ser feita aqui no Brasil.

Dessa forma, a equipe principal do Flamengo deve estrear na temporada no clássico contra o Vasco, dia 21 de janeiro, pelo Carioca, partida válida pela quarta rodada. Vale lembrar que a federação carioca mantém uma regra que obriga os times a utilizarem seu “time principal”, a partir da terceira ou quarta rodada, e caso seja descumprido, uma multa será aplicada.

Além disso, com 24 jogadores relacionados, o Flamengo contará com uma escalação inteiramente formada em casa. Wallace Yan, de 20 anos, já integrado ao elenco profissional, é o único reforço da equipe. O atacante retornou de férias na última semana, passou a treinar com o grupo e tem presença provável entre os titulares. A tendência é que a base do time seja mantida em relação à que empatou por 3 a 3 com o Mirassol, na última rodada do Brasileirão, quando o elenco principal já estava envolvido na disputa da Copa Intercontinental, na qual chegou à final contra o PSG, mas acabou perdendo o título nos pênaltis.

Provável escalação: Léo Nannetti, Daniel Salles, João Victor, Iago e Johnny; Pablo Lúcio, Bruno Xavier e Guilherme; Joshua, Douglas Telles e Wallace Yan. Técnico: Bruno Pivetti

Desfalques: Ryan Roberto (machucado).

LEIA MAIS: Nada de zebra! Em jogo equilibrado, Rams vencem fora de casa e superam Carolina Panthers 

Como chega a Portuguesa-RJ?

a Portuguesa busca surpreender na estreia e desbancar o favorito Flamengo. Na última temporada, o clube garantiu vaga na Série D e na Copa do Brasil para este ano. Além disso, a equipe vem se preparando desde o ano passado, não apresenta desfalques e deve manter a base do time que enfrentou e fez frente ao sub-20 do Flamengo em um jogo-treino realizado em dezembro. Na ocasião, a atividade foi dividida em quatro tempos de 30 minutos, com o placar permanecendo em 0 a 0 até a etapa final, quando a Lusa já havia rodado todo o elenco e acabou sofrendo um gol.

Entre os reforços anunciados pelo clube, o principal destaque é o retorno do meia Anderson Rosa, que disputou a última Série C pelo ABC. Também chegam o trio ex-Botafogo, formado pelo lateral Guilherme Santos, o meia Chay e o atacante Rhuan Silveira. Já entre os remanescentes do elenco que atuou no Campeonato Carioca do ano passado está Romarinho, ídolo da Lusa, de 32 anos, que participou de todas as edições desde o retorno do clube à elite estadual, em 2016.

Provável Escalação: Douglas Borges; Léo Cruz, Patrick Ramos, Lucas Costa, Luís Gustavo; João Paulo, Wellington Cézar, Chay, Romarinho; Gui Mendes e Uelber (João Carlos). Técnico: Alex Nascif.

Desfalques: Sem desfalques

Arbitragem

Árbitro: Pierry Dias dos Santos

Assistente 1: Daniel de Oliveira Alves Pereira

Assistente 2: Júlio César Souza Gaudêncio

VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

Ficha Técnica

Onde assistir: Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).

Data e hora: 11 de janeiro, às 18h (Brasília).

Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *