FC Porto anuncia o retorno de Thiago Silva

Na manhã deste sábado, o FC Porto anunciou a contratação do zagueiro Thiago Silva, que retorna ao clube após 20 anos. O ex-jogador do Fluminense assinou contrato até o fim da atual temporada europeia, com cláusula de extensão válida até julho de 2027.

LEIA TAMBÉM: Donald Trump solicitou a FIFA que o Prêmio da Paz tivesse troféu maior que o da Copa do Mundo

Aos 41 anos, Thiago Silva rescindiu com o Fluminense por questões familiares e pelo desejo de encerrar a carreira no futebol europeu. Com passagens por clubes como Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea — além de destaque nas últimas duas temporadas pelo clube carioca — o defensor despertou o interesse do atual presidente do Porto, André Villas-Boas.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Thiago Silva no Porto B em 2004 – Foto: Reprodução

Em sua primeira passagem por Portugal, Thiago Silva chegou como uma promessa do futebol brasileiro, vindo do Juventude. O zagueiro atuou em 14 partidas pela equipe B do Porto, mas enfrentou dificuldades de adaptação e o início do tratamento contra a tuberculose acabou comprometendo seu desempenho. Em 2005, acabou sendo negociado com o Dínamo de Moscou.

Confira a nota oficial do FC Porto

Thiago Silva é reforço do Futebol Clube do Porto. O histórico defesa central brasileiro está de volta à Invicta, depois de ter terminado a ligação ao Fluminense, onde jogou as últimas duas temporadas.

Regressa, assim, a um clube que representou na temporada 2004/05, jogando, na altura, apenas pelo FC Porto B. É, assim, como que o fechar de um ciclo perfeito, com o retorno a uma casa que já conhece, em busca daquilo que faltou na altura: a glória na equipa principal.

Thiago Silva é um nome que dispensa qualquer tipo de apresentação. Aos 41 anos, tem uma carreira que fala por si, representando, entre outros, clubes como o AC Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea.

Em todos eles fez mais de 100 jogos. Em todos eles foi figura de proa. Em todos eles venceu títulos.

Chega ao FC Porto com 31 troféus conquistados em toda a carreira: venceu 1 Liga dos Campeões (no Estádio do Dragão!), 1 Mundial de Clubes, 1 Supertaça Europeia, 7 Ligas francesas, 1 Liga italiana, 1 Copa do Brasil, 5 Taças de França, 6 Taças da Liga de França, 5 Supertaças de França e 1 Supertaça de Itália. A estes troféus junta a Copa América e a Taça das Confederações conquistadas ao serviço da seleção brasileira.

Thiago Silva, de resto, foi capitão da “canarinha” e somou, até ao momento, 113 internacionalizações.

Três vezes nomeado para o FIFA Team of the Year (2013, 2014 e 2015), foi eleito o Melhor Jogador do Mundial de Clubes de 2021 e, ainda recentemente, foi nomeado para o Troféu The Best, da FIFA, na categoria Defesa do Ano, a coroar uma época muito positiva no Fluminense, em que completou 46 jogos.

Aliás, desde 2006 que realiza, no mínimo, 34 jogos a cada temporada, com o máximo a serem 58, no ano de 2024, quando se dividiu entre Chelsea e Fluminense.

Assina pelo FC Porto até ao final da época, com mais uma temporada de opção. Chega a custo zero, dada a sua situação de “free agent”, não sendo aplicada qualquer comissão de intermediação.

Autor

  • Kalway Almeida

    Apaixonado por esportes desde os 4 anos de idade, transformei esse fascínio em profissão. Atualmente, atuo como redator e repórter cobrindo pautas esportivas no Portal Ponto 360.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *