O PSG é o grande campeão da Copa Intercontinental, contra o Flamengo. As equipes realizaram partida eletrizante no Estádio Ahmad bin Ali, no Qatar, levando o jogo para as penalidades, onde os jogadores do Flamengo surpreenderam em 4 cobranças erradas. Com isso, os parisienses levantam a taça da competição pela primeira vez em sua história.
LEIA TAMBÉM: Corinthians x Vasco: saiba tudo sobre o primeiro jogo da final da Copa do Brasil
Essa foi a primeira participação do PSG em mundiais (sem contar o Super-mundial que ocorreu no meio do ano), pois só conquistou sua primeira Champions League na temporada passada, contra o Internazionale pelo placar de 5 a 0. Na noite da última terça-feira (16), a premiação do The Best da FIFA aconteceu, premiando os franceses com o melhor técnico, melhor jogador, e 5 jogadores do elenco na Seleção do ano.
Mesmo que não tenham levado o principal título para casa, o Flamengo embolsou U$ 4 milhões (equivalentes a R$ 21,6 milhões). O gol marcado pelo Flamengo nos primeiros 90 minutos, foi de Jorginho, após pênalti marcado a favor dos cariocas. Nas penalidades, o nervosismo tomou conta dos jogadores, errando 4 cobranças seguidas. Agora o Flamengo volta para a casa, e a temporada 2025 chega ao fim, com 4 títulos conquistados: Taça Guanabara; Campeonato Carioca; Brasileirão e Libertadores.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Resumo da partida
O começo da partida foi dominado pelos franceses, tendo o primeiro chute ao gol aos 3′, em lance que João Neves bateu de primeira após cobrança de falta pelo lado direito, acertando a rede pelo lado de fora. Três minutos depois, Doué recebeu passe pelo lado direito, mas chutou sem força, e Rossi pode defender sem dificuldades. PSG ia mantendo a posse de bola e controle do jogo, aos 8 minutos, após desatenção da defesa do Flamengo, e passe errado de Rossi, o PSG abriu o placar, mas teve o gol anulado após revisão do VAR, analisando que a bola havia saído pela linha de fundo, e o juiz sinalizou escanteio para o PSG.
O Flamengo acordou e Bruno Henrique fez boa jogada aos 16 minutos, pressionando o goleiro Safonov e forçando o erro do adversário. Na sequência, Pulgar chutou ao gol e o goleiro fez a defesa. O árbitro da partida perdeu a paciência e começa a amarelar os jogadores após 3 lances de faltas cometidas pelos brasileiros, dando cartão para Jorginho e Alex Sandro, quando o jogo estava na casa dos 20′. Aos 29′, o PSG perdeu boa chance quando João Neves deu bom passe para Doué, parecido com o começo da partida, mas a finalização não foi bem executada.
Aos 31 minutos, Lee Kang-In caiu no gramado após sentir a coxa, e Mayulu entrou em seu lugar. Aos 37′ o primeiro gol da partida foi marcado, por Kvaratskhelia, em jogada com Mayulu e Doué pelo lado direito do campo, e o goleiro Rossi saindo errado novamente.
No segundo tempo, o PSG continuou com ótima postura, pressionando o Flamengo, e levando bastante perigo. Aos 55′, Filipe Luís fez sua primeira mudança, e colocou Pedro no lugar de Carrascal. Bruno Henrique se posicionou mais a esquerda.
Aos 60′ Arrascaeta foi derrubado dentro da área, quando o zagueiro Marquinhos colocou sua perna na frente, e após chamado do VAR, o pênalti foi marcado para o Flamengo. Jorginho bateu friamente e marcou o empate no Qatar, dando uma nova vida para os rubro-negros.
Em jogada de ataque do PSG, Erick Pulgar derrubou Kvaratshkelia, e recebeu cartão amarelo. O jogo começou a ficar mais nervoso para os dois times, com erros bobos de passes. A defesa do Flamengo se fechou, não permitindo que o adversário entrasse na área com a bola. Aos 73′ após muitas tentativas, Léo Ortiz tirou boa bola do PSG dento da pequena área. Aos 77′ Dembélé, eleito como o melhor jogador do mundo pela FIFA, entrou no lugar de Doué. Em lance com Nuno e Dembélé, os parisienses quase ampliaram o placar, mas pararam na zaga, e na sobra, o lateral estava em posição de impedimento.
O Flamengo conseguiu um contra-ataque, com Plata e Pedro, mas na finalização, a bola bateu em Marquinhos, saindo. O Flamengo cresceu na partida, levando muito perigo. Já nos acréscimos, Luiz Araújo entrou no lugar do Bruno Henrique. No último lance do tempo regulamentar, Marquinhos perdeu a chance mais clara da partida, furando a bola. Com isso, o jogo foi para prorrogação.
Na prorrogação, a primeira parte foi equilibrada e bem disputada, Saúl levou amarelo pós-falta em Nuno Mendes. João Neves recebeu bom passe e tocou para o meio da grande área, porém Léo Ortiz tirou a bola, salvando o Flamengo. Para a segunda parte, saiu Fabián Ruiz e entrou Ndjantou, que quase marcou aos 106′. Plata saiu dando espaço para Samuel Lino. Os cariocas tiveram boas chances com Lino e Luiz Araújo. Dembélé e Barcola tem boas chances tiradas pela zaga rubro-negra. Rossi faz ótima defesa aos 118′, dando escanteio para os franceses.
Nas penalidades, algumas cobranças foram surpreendentes, com o Flamengo errando 4 penalidades seguidas e Dembélé jogando para cima do gol. Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo erraram as cobranças pelo Flamengo. Rossi defendeu a batida de Barcola. Vitinha e Nuno Mendes acertaram suas cobranças, consagrando o PSG como o grande campeão.










