Neste domingo (27), o Vasco irá até o Rio Grande do Sul para encarar o Internacional pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, em duelo marcado por ambições distintas. Com 14 pontos e na 16ª colocação, o Gigante da Colina quer afastar o mau momento do clube, enquanto o Colorado, atualmente em décimo lugar com 20 pontos, quer manter o bom momento e se aproximar da liderança. A partida será disputada no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 18h (horário de Brasília), com transmissão da CazéTV, Record e Premiere.
LEIA TAMBÉM: Sport e Santos duelam na Ilha do Retiro em confronto direto contra o rebaixamento
Três vitórias seguidas e futuro promissor
O Internacional vive seu melhor momento na temporada. Após entrar na pausa para a Copa do Mundo de Clubes na zona de rebaixamento, o time comandado por Roger Machado conquistou três vitórias consecutivas, saltando de 11 para 20 pontos e se aproximando das equipes do G-6 no Campeonato Brasileiro.
A boa fase passa por peças-chave no esquema do treinador. Jogadores como Carbonero, Bernabei, Alan Patrick e Wesley têm sido pilares importantes, especialmente na vitória fora de casa contra o Santos, na Vila Belmiro, resultado que deu confiança ao grupo para o duelo diante de um adversário carioca.
Para a próxima rodada, o torcedor colorado não poderá contar com Vitão, suspenso. A expectativa é de que Roger Machado poupe alguns atletas, já pensando no decisivo confronto contra o Fluminense pela Copa do Brasil.
A principal novidade na equipe será o retorno de Gabriel Mercado, que deve assumir a vaga deixada por Vitão no sistema defensivo.
A provável escalação do Internacional: Rochet; Aguirre, Mercado, Victor Gabriel e Ramon; Thiago Maia, Bruno Henrique e Bruno Tabata; Wesley, Rafael Borré e Carbonero. Técnico: Roger Machado.

Medo do Z-4 e crise no clube
Após a eliminação vexatória para o Independiente del Valle, o Vasco da Gama entrou em uma espiral negativa e chega a cinco jogos sem vencer. Com a queda precoce nas competições continentais, o clube carioca agora terá apenas o Campeonato Brasileiro até o fim da temporada.
A sequência ruim aumentou a pressão interna e externa. Em meio a protestos e críticas da torcida, o presidente Pedrinho convocou uma coletiva de imprensa nesta semana, buscando acalmar os ânimos.
Durante a coletiva, Pedrinho não escondeu a frustração com a fase do clube e revelou que existe a possibilidade de renunciar ao cargo, caso entenda que sua saída possa contribuir para o Vasco reencontrar a estabilidade. Visivelmente abalado, o mandatário também lamentou as ofensas pessoais que tem recebido por parte da torcida:
“Você fala em renunciar? Sair antes do tempo de mandato? Quantos presidentes antes de mim, que fizeram um trabalho excepcional ou que foram ruins, tiveram de renunciar ao cargo? Se eu renunciar ao cargo, você como vascaíno, o que acharia? Você tem 100% de certeza de que a torcida vai pensar… Se eu tiver 100% de certeza de que a torcida acha que eu sou o maior problema do Vasco, eu saio. Saio agora. Se a torcida, de verdade, falar que eu sou o problema… A gente está aqui quebrando a cabeça todo o dia para achar diversas soluções. Tem a recuperação judicial, pagando a dívida, melhorando o CT, tentando ser competitivo no campo… Os resultados não estão vindo. Se a solução for clara, se o problema sou eu… Vou embora agora. Se é tão convicto isso, zero problema”
Além da crise política nos bastidores, o Vasco de Fernando Diniz enfrenta um momento instável dentro de campo. Na 16ª colocação do Brasileirão, com apenas um ponto de vantagem em relação ao Z-4, o clube corre o risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento caso perca para o Internacional.
A pressão sobre Diniz cresce e para a partida, o treinador não poderá contar com João Victor, suspenso por acúmulo de cartões. Em contrapartida, Lucas Freitas volta a ficar à disposição e deve ser opção para o sistema defensivo.
A provável escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Lucas Freitas, Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê, Nuno Moreira; David, Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.

Arbitragem
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Ficha técnica
Data: Domingo, 27 de julho de 2025
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Beira-Rio, Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Onde assistir: Premiere, CazéTv e Record