Depois de 10 anos, jogadores da NHL voltam às Olimpíadas de Inverno

Os Jogos Olímpicos de 2026, em Milão Cortina, contarão com uma presença há muito aguardada: as estrelas da liga americana-canadense (NHL) de hóquei no gelo. A última participação dos jogadores foi na edição de Sochi em 2014 na Rússia.

Entre 2018 e 2022 as equipes da NHL decidiram em comum acordo que os atletas não seriam liberados para defenderem suas nações nos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 na Coreia e, Beijing 2022 na China, afinal, a competição seria no período em que a NHL estaria acontecendo e a possibilidade dos atletas se lesionarem era grande e, as seleções não iriam se responsabilizar por isso então os times não queriam correr o risco de ter um departamento médico cheio com a temporada se aproximando do período dos play-offs.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Mas, entre os dias 11 e 22 de fevereiro de 2026 poderemos ver grandes jogadores, os que já estão consolidados na história do esporte e aqueles que estão em ascensão.

Pela seleção canadense teremos Sidney Crosby (capitão do Pittsburgh Penguins e capitão da seleção), Nathan MacKinnon (Colorado Avalanche), Connor McGregor (capitão do Edimonton Oilers e tido como um dos melhores jogadores desse século), Cale Makar (Colorado Avalanche), Brayden Poin (Tampa Bay Lightining) e Sam Reinhart (Florida Panters). A seleção inclusive já divulgou os uniformes para a competição, usarão jerseys nas cores vermelho, preto e branco.

Pelo Estados Unidos teremos Auston Matthews (capitão do Toronto Maple Leafs), Quinn Hughes (ex-capitão do Vancouver Canucks e mais novo jogador do Minnesota Wild), Jack Eichel (Vegas Golden Nights), Brady Tkachuk (capitão do Ottawa Senators), inicialmente a lista americana contava com mais nomes confirmados, porém com o início da temporada em outubro alguns jogadores se lesionaram e não estarão presentes na competição de fevereiro.

Pela Suécia teremos Gabriel Landeskog (capitão do Colorado Avalanche, ficou três temporadas longe do gelo devido à uma lesão tendo retornado no final da última temporada), William Karlsson (Vegas Golden Knights), Erik Karlsson (Pittsburgh Penguins), Mika Zibanejad (New York Rangers), Elias Petterson (Vancouver Canucks), Mattias Ekholm (Edmonton Oilers), Gustav Forsling (Florida Panthers) e, Filip Gustavsson (Minnesota Wild).

Porém, teremos a ausência de Alexander Ovechkin (capitão do Washington Capitals, considerado um dos maiores artilheiros de todos os tempos), Artemi Panarin (New York Rangers), Evegni Malkin (Pittsburg Penguins) e, Sergei Bobrovsky (Florida Panthers), jogadores russos estrelados na NHL.. Isso se deve ao fato de que a Rússia está com a participação suspensa em qualquer competição esportiva internacional devido ao conflito militar com a Ucrânia, logo, dentro das Olimpíadas não seria diferente.

Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, França, Finlândia, Itália, Letônia, República Tcheca e Suíça, completam o time de seleções presente na competição masculina. Para a competição feminina estarão presentes: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Japão, República Tcheca, Suíça, Suécia; atletas da PWHL – Liga Profissional de Hóquei Feminino – estarão presentes nos Jogos Olímpicos também.

Apesar de termos o retorno dos jogadores da liga, alguns veículos como Associeted Press noticiaram que o conjunto de arenas da modalidade ainda não está finalizado, principalmente a arena principal (Arena Santagiulia), os italianos correm contra o tempo para entregarem os jogos. O atraso na obra já adiou o evento teste que estava previamente marcado para o início de dezembro, agora a previsão é de que o evento ocorra entre 9 e 11 de janeiro.

LEIA TAMBÉM: CBF abre negociação para renovar com Ancelotti até 2030

Recentemente representantes da NHL viajaram até Milão para verem o andamento das construções, preocuparam-se com o andamento da obra que estava em atraso mas, afirmaram que provavelmente depois dos jogos olímpicos será revelado a sede da próxima Copa do Mundo de hóquei, há 16 cidades candidatas entre América do Norte e Europa.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Mas, diferente do acordo feito entre COI, NHL, Associação de Jogadores da NHL e Federação Internacional de Hóquei (IIFH), o rinque oficial não está nas medidas padrão da NHL, está mais curto e mais largo, apesar de uma breve insatisfação, a questão foi resolvida entre os envolvidos.

Porém, o atraso no andamento da obra tem gerado insatisfação entre os representantes da NHL, Gary Bettman (comissário da NHL) falou ao The Guardian, em tradução livre, “[…] O fato de que a construção ainda não está finalizada a esse ponto é, não usarei outros adjetivos, decepcionante.”. E, Bill Day (vice-comissário da NHL) alertou a organização dos jogos de que caso a Arena Santagiulia não esteja pronta para a competição, os jogadores não irão comparecer devido à insegurança do gelo que pode causar acidentes.

Com informações de: ESPN, Olympics, IIHF, Hockey Canada, The Guardian.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *