O Atlético-MG perdeu por 2 a 0 para o São Paulo neste domingo (24), no Morumbi, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado, o técnico Cuca afirmou que a derrota foi um “risco calculado” diante da prioridade do clube, já que o próximo jogo é o clássico contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, na quarta-feira.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
De acordo com o treinador, o planejamento já previa poupar forças pensando no mata-mata, considerado fundamental para garantir uma vaga na Libertadores de 2026.
“São riscos calculados que você tem que correr. O que vai mostrar se está certo ou errado é o futuro. Se acontecer, fizemos certo. Se não, fizemos errado. Eu faria de novo o que fiz. O que fizemos foi calculado. O risco de perder com um time reserva é maior. Saio contente pelo primeiro tempo que fizemos. O segundo não foi desparelho, mas tomamos um gol no final. As medidas que tomamos foram acertadas e agora é mobilizar para quarta-feira.” – disse Cuca.
Após a derrota, o técnico Cuca comentou sobre o elenco atleticano e reconheceu que não conta com um grupo numeroso para disputar Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores ao mesmo tempo. Apesar de admitir o foco maior nas copas, o treinador ressaltou que o Brasileiro também segue importante para o clube.
LEIA TAMBÉM: Torcida do Crystal Palace protesta contra John Textor e Marinakis com faixa polêmica na Premier League
“São pouquíssimos elencos que conseguem estar em três frentes e não ter prioridade. Nós não temos um elenco tão grande assim para estarmos em três frentes para hoje aqui e você por o time titular. Lógico que você tem que somar o máximo de pontos possível no Campeonato Brasileiro, não deixar de lado, mas hoje era um jogo que a gente tinha que fazer essa escolha e vocês sabem os motivos.” – comentou Cuca.
Com a derrota para o São Paulo, o Atlético aparece na 12ª colocação do Brasileirão, a cinco pontos do Z4. Questionado sobre a proximidade da zona de rebaixamento, o técnico Cuca tratou de explicar a situação. Para o treinador, a posição atual se deve ao número de jogos a menos que o time tem na competição. Até aqui, o Galo disputou 19 partidas, duas a menos que a maioria dos adversários, mas apenas uma a mais do que o Vitória, que abre a zona de rebaixamento, no 17º lugar.
“Nós temos um ou dois jogos a menos que os demais do campeonato, que são os dois jogos em casa. Os últimos oito jogos, se você contar agora com o Vitória que nós vamos jogar fora de casa, seis deles foram fora. Foi fora com Flamengo, foi fora com Palmeiras, foi fora com Vasco, foi fora com Bahia, foi fora com São Paulo, vai ser com vitória. Tivemos dois jogos em casa. Só o Bragantino, que a gente vai venceu, e o Grêmio que nós derrapamos.” – afirmou Cuca.
Bicampeão da Copa do Brasil, o Atlético agora busca o tri da competição. Além de seguir vivo no torneio nacional, o clube também disputará as quartas de final da Copa Sul-Americana, na busca pela inédita conquista.