O Cruzeiro foi letal, eficiente e estratégico na noite deste domingo (3), no Estádio Nilton Santos. Diante de um Botafogo apático na primeira etapa e desorganizado no todo, a Raposa venceu por 2 a 0 e voltou momentaneamente à liderança do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos. A vitória foi construída ainda no primeiro tempo, com gols de Matheus Pereira e Christian, e poderia ter sido ainda mais ampla.
LEIA TAMBÉM: No apagar das luzes, Corinthians empata jogo contra o Fortaleza e volta a pensar no duelo decisivo da Copa do Brasil
Com a derrota, o time carioca estaciona nos 26 pontos e vê os líderes se distanciarem. A frustração tomou conta da torcida, que não poupou vaias ao apito final, mesmo após uma leve melhora da equipe na segunda etapa.
Supremacia azul no primeiro tempo
Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro mostrou que não estava disposto a apenas administrar o jogo fora de casa. Com marcação adiantada, intensidade nas transições e aproveitamento dos erros do Botafogo, os mineiros foram cirúrgicos. Aos 12 minutos, Matheus Pereira abriu o placar após aproveitar uma falha na saída de bola do adversário. Ainda antes do intervalo, Christian ampliou após mais uma jogada de velocidade pelo lado esquerdo.

Reação insuficiente do Botafogo
No segundo tempo, o Botafogo tentou reagir. A entrada de jogadores mais ofensivos trouxe volume, mas não o suficiente para furar a bem postada defesa celeste. As finalizações foram escassas e a criatividade, quase nula. O time de Davide Ancelotti, que já vinha sendo cobrado por irregularidade, saiu de campo sob protestos da torcida.
Próximos compromissos
O Cruzeiro agora muda o foco para a Copa do Brasil: encara o CRB na quinta-feira (8), às 21h, em Alagoas, pelas oitavas de final. O jogo de ida terminou empatado sem gols. Pelo Brasileirão, volta ao Mineirão para enfrentar o Santos no domingo (11).
Já o Botafogo tenta juntar os cacos para o duelo contra o Bragantino, também pela Copa do Brasil, na quarta-feira (7). Apesar da vantagem de 2 a 0 no confronto de ida, o momento é de alerta. No Brasileiro, o Alvinegro encara o Fortaleza no próximo sábado, no Castelão.