Cruzeiro vacila no fim, empata com Botafogo e garante vice do Palmeiras no Brasileirão

O Cruzeiro chegou a abrir 2 a 0 no Mineirão, mas cedeu o empate ao Botafogo por 2 a 2, na noite desta quinta-feira (4), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com forte atuação em boa parte do duelo, a equipe de Leonardo Jardim viu Alex Telles marcar de pênalti nos acréscimos e impedir a vitória celeste no último jogo da temporada diante da torcida.

LEIA TAMBÉM: Chega ao fim recorde histórico de LeBron James

Os gols do Cruzeiro foram de Christian e Matheus Pereira, enquanto Marçal e Alex Telles balançaram as redes para o Botafogo.

Com o resultado, o Cruzeiro chegou a 70 pontos e está matematicamente garantido como terceiro colocado do Brasileirão. A equipe celeste não pode mais alcançar o Palmeiras, vice-líder, e tampouco será ultrapassada pelo Mirassol. O Botafogo, por sua vez, segue em sétimo, com 60 pontos, ainda com chances de terminar o campeonato entre os cinco primeiros e garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Cruzeiro quase completo

Mesmo com a Copa do Brasil no horizonte, Leonardo Jardim optou por escalar a equipe titular, preservando apenas Arroyo, substituído por Luis Sinisterra no início do jogo. A postura ofensiva fez efeito e o Cruzeiro dominou os primeiros minutos, pressionando o Botafogo até abrir o placar com Christian.

O jogo

O primeiro tempo foi controlado pelo Cruzeiro até a metade final da etapa. Após criar chances e marcar com Christian, os donos da casa diminuíram o ritmo e viram o Botafogo crescer, principalmente pelo lado direito, exigindo boas defesas do goleiro Cássio.

Logo no início da segunda etapa, Matheus Pereira ampliou a vantagem, mas o gol despertou o Botafogo, que passou a atacar com intensidade. A Raposa recuou e buscou contra-ataques, cenário que tornou Cássio um dos protagonistas, realizando defesas importantes enquanto os cariocas pressionavam.

Christian abre o placar

Aos 15 minutos, Sinisterra recebeu pela ponta direita e cruzou rasteiro. Sempre bem posicionado, Christian apareceu livre na pequena área e completou para o fundo do gol, colocando o Cruzeiro em vantagem.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Matheus Pereira amplia

No início do segundo tempo, aos cinco minutos, Matheus Pereira aproveitou rebote de Raul e mandou para as redes. O meia ampliou o placar e fez 2 a 0 para a Raposa.

Botafogo reage

Sem recuar emocionalmente, o Botafogo diminuiu aos 13 minutos. Após perda de bola de Matheus Pereira na entrada da área, David Ricardo cruzou de cabeça para Marçal, que desviou e colocou os visitantes de volta no jogo.

Cássio brilha

O goleiro do Cruzeiro foi decisivo para segurar a vantagem durante boa parte da pressão carioca. Foram defesas difíceis, garantindo o placar até os minutos finais.

Pênalti nos acréscimos e empate de Alex Telles

Após revisão no VAR, Anderson Daronco marcou pênalti de Kaiki sobre Marçal. Alex Telles, conhecido pela ótima cobrança, bateu firme e empatou a partida. O gol decretou o resultado final e tirou do Cruzeiro a chance de ainda disputar a vice-liderança.

Expulsão no fim

Nos instantes finais, o botafoguense David Ricardo foi expulso após acertar o rosto de Matheus Henrique com o pé em disputa de bola. O cartão vermelho também foi definido após análise do VAR.

Cruzeiro 2 x 2 Botafogo

Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 4 de dezembro de 2025
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte

Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Diego Pombo López (BA)

Gols: Christian e Matheus Pereira (Cruzeiro); Marçal e Alex Telles (Botafogo)
Cartões amarelos: Cássio e Lucas Silva (Cruzeiro); Allan e Barrera (Botafogo)
Cartão vermelho: David Ricardo (Botafogo)

Público: 34.649
Renda: R$ 1.038.832,50

Escalações

Cruzeiro: Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Christian e Matheus Pereira; Sinisterra (Arroyo) e Kaio Jorge (Eduardo).
Técnico: Leonardo Jardim.

Botafogo: Raul; Vitinho (Cauã), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Allan (Newton), Marlos Freitas, Cuiabano (Montoro); Barrera, Artur e Arthur Cabral.
Técnico: David Ancelotti.

Próximos jogos

Os dois times encerram a temporada no próximo domingo (7), às 16h. O Cruzeiro visita o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo recebe o Fortaleza no Estádio Nilton Santos.

Autor

Marcado:

Um comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *