Atravessando o melhor momento no Brasileirão, o Corinthians confirmou a fase boa e venceu por 2 a 0 o Grêmio na Neo Química Arena, em duelo direto, visando uma das vagas para a Conmebol Libertadores da próxima temporada. Os gols do timão foram marcados por Gustavo Henrique e Memphis Depay, que voltou a balançar as redes, depois de 3 meses. Além disso, o Alvinegro Paulista contou com a volta das torcidas organizadas após seis meses suspensas por conta dos sinalizadores na final do Paulistão, no início do ano.
LEIA TAMBÉM: Vojvoda destaca retorno de Neymar, mas mantém cautela sobre gramado sintético
Esta foi a primeira vez no Campeonato Brasileiro que o Corinthians conseguiu três vitórias consecutivas, alcançando um bom momento de regularidade. A última vez que o timão venceu três vezes seguidamente aconteceu no início do ano, ao vencer o Racing, do Uruguai, pela fase de grupos da Sul-Americana, depois o Santos, em casa, pelo Brasileirão, e na sequência o Grêmio Novorizontino, pelo jogo de ida da Copa do Brasil – onde o Timão ainda está vivo.
Já o Grêmio sofreu sua terceira derrota nos últimos cinco jogos, com duas vitórias no período, e ainda não conseguiu encontrar consistência nos resultados.
O Jogo
O Corinthians demorou para se ajustar, mas quando começou a encontrar espaços, rapidamente levou perigo. Com mais volume de jogo, o Timão fez Tiago Volpi trabalhar bem em uma cabeçada de Yuri Alberto, após passe açucarado de Rodrigo Garro.
O lance do Yuri originou o escanteio, onde o goleiro gremista, que havia acabado de salvar a meta, acabou entregando o ouro. Em cobrança de escanteio, Volpi caçou borboletas e o zagueiro Gustavo Henrique só precisou cabecear para o fundo das redes. Uma nova jogada pelo alto e um chute de fora da área de Memphis Depay, que acertou a trave, impediram que o Tricolor Gaúcho fosse para o intervalo com um placar quase que irreversível.
LEIA TAMBÉM: Domingo, trabalho e felicidade
No segundo tempo, o Grêmio até melhorou a marcação em cima de Garro e Memphis, que levavam mais perigo, mas seguiu sem profundidade, com o Corinthians controlando bem as tentativas de avanço do adversário. Apesar de criar oportunidades, o Timão só conseguiu ampliar a vantagem aos 35 minutos, quando um toque de mão de um defensor gremista dentro da área resultou em pênalti. Memphis Depay, maior artilheiro da seleção da Holanda, deslocou Volpi e marcou seu primeiro gol, após 3 meses sem balançar com a camisa do Timão.
A última vez que Memphis marcou pelo Corinthians foi em 31 de julho. Na ocasião, o camisa 10 marcou o gol da vitória corintiana no jogo de ida contra o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Nos acréscimos, o travessão impediu que o Grêmio diminuísse o placar, confirmando que a tarde em Itaquera era mesmo do Timão.
Classificação e Próximos Jogos
Com a vitória, o Corinthians sobe para a 9ª posição, com 42 pontos, um a mais que o rival São Paulo, que até o momento desta matéria jogará contra o Vasco. De qualquer forma, com a vitória, o Timão ficou a cinco pontos do Fluminense, que abre o G7, zona de classificação para a Conmebol Libertadores 2026. Já o Grêmio permanece na 11ª colocação, com 39 pontos.
Na próxima rodada, o Corinthians visita o Red Bull Bragantino na quarta-feira (5), às 19h (de Brasília). Por outro lado, Grêmio recebe o Cruzeiro, no mesmo dia, às 20h (de Brasília), em busca de recuperação na tabela.









