A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, que foi realizada nos Estados Unidos entre o período de 14 de junho à 13 de julho, registrou cerca de 2,7 bilhões de espectadores, batendo recordes de audiência em diversas plataformas de mídia, de acordo com informações da Nielsen Sports.
Além da alta audiência nas plataformas, a competição teve a presença de 2,5 milhões de torcedores presentes nos estádios das 11 cidades sedes da Copa do Mundo de Clubes.
Da geração de ouro à ausência em três copas do mundo: A crise chilena no futebol
Impressões da FIFA sobre o sucesso da Copa do Mundo de Clubes
Segundo o secretário geral da FIFA, Mattias Grafström, o sucesso da Copa do Mundo de Clubes superou as expectativas previstas pela entidade, segundo ele o alcance foi melhor do que o planejado.
“Esses números preliminares confirmam que a Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi um sucesso global e um divisor de águas. Da atmosfera incrível nos estádios dos Estados Unidos aos 2,7 bilhões de pessoas engajadas ao redor do mundo, o torneio superou as expectativas”, concluiu Mattias Grafström.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
No período da competição, cerca de 80% dos torcedores de futebol pelo mundo sabiam da realização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O nome ‘Copa do Mundo de Clubes da FIFA’ foi líder nas pesquisas entre todas as competições esportivas no Google.
A competição foi transmitida no mundo todo pela plataforma de streaming DAZN, o grupo sublicenciou os direitos de transmissão para mais de 100 parceiros ao redor do mundo.
O CEO do grupo DAZN, Shay Segev, elogiou a parceria com a FIFA “O Mundial estabeleceu um novo padrão para a experiência do futebol, e o torneio demonstrou o quão poderoso o esporte pode ser”, afirmou Shay.
Ainda de acordo com a FIFA, 80% dos espectadores da DAZN consumiram os conteúdos longe dos períodos dos jogos.
Audiência no Brasil
No Brasil, a competição atingiu números estrondosos, cerca de 131 milhões de pessoas assistiram aos jogos da Copa do Mundo de Clubes pela TV, que corresponde a 62% da população.
Segundo registros, a Rede Globo registrou uma de suas maiores audiências no ano, a partida mais assistida foi Flamengo e Bayern de Munique, que marcou 37,3 milhões de telespectadores. As partidas entre Palmeiras e Inter Miami e os jogos do Botafogo, ficaram com a segunda e terceira maiores audiências respectivamente
Audiência no resto do mundo
Já em Portugal, mais de 60% dos torcedores acompanharam os jogos pela DAZN e também pela TV, que atingiu a segunda maior audiência do ano. Na Arábia Saudita e no Reino Unido, a partida mais assistida foi Manchester City e Al-Hillal, no Reino Unido cerca de 77,8% dos espectadores acompanharam a partida pela TV.
Na Argentina, a partida mais assistida foi River Plate e Monterrey que atingiu 87% dos telespectadores, audiência foi maior que a final da Libertadores de 2023. Já a partida entre Boca Juniors e Benfica ficou logo atrás com 84,2%,cerca de 9,1 milhões de pessoas na audiência