A Copa do Brasil Feminina está de volta em 2025, marcando o retorno de uma das competições mais importantes do futebol feminino nacional, após ficar nove anos fora do calendário brasileiro. A última edição havia ocorrido em 2016, quando o Corinthians/Audax ganhou a competição em cima do São José-SP, por um placar agregado de 5 a 3 na decisão.
LEIA MAIS: Cabulosas em alta: Cruzeiro colhe frutos de boa gestão no futebol feminino
A competição foi criada em 2007 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Copa do Brasil Feminina foi a primeira competição nacional oficial da modalidade, disputada até 2016. O torneio serviu como principal vitrine para o futebol feminino no país, reunindo clubes de todas as regiões e contribuindo para o desenvolvimento do futebol feminino, e com esse retorno, mais times de diferentes regiões e divisões terão oportunidade de se mostrarem em uma grande competição. Além disso, o torneio também servirá de preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada pelo Brasil, reforçando a relevância do momento atual para o crescimento da modalidade no nosso país.
O torneio começou no dia 21 de maio e terminará no dia 19 de novembro. O formato do torneio será eliminatório em jogo único, com confrontos definidos por sorteio em cada fase. A edição de 2025 contará com 65 equipes, representando todas as unidades federativas do Brasil. Entre os clubes participantes estão as tradicionais equipes do futebol feminino nacional, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional e Cruzeiro, além de times emergentes e representantes de todas as regiões do país.
O pontapé inicial foi dado nesta quarta-feira (21), no embate entre Juventude-SE e Paraíso-TO, onde dois times disputavam para a nova edição da competição. Após um 0 a 0 a disputa foi para os pênaltis e a equipe sergipana ficou com a vaga para a Copa do Brasil. Na primeira fase, acontecem 16 confrontos entre as 32 equipes que disputam a Série A3 do Campeonato Brasileiro, incluindo o Juventude-SE, e começam no próximo dia 28. Os vencedores se garantem na segunda fase, onde já estão outros 16 times, os quais participam da Série A2 do Brasileirão, com data-base de 11 de junho para os jogos. Por fim, os times da elite nacional estreiam apenas na terceira fase, aguardando os vencedores da etapa anterior, a data-base para o sorteio é 6 de agosto.