Com o término da Data Fifa de novembro e o encerramento das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 ao longo de todos os continentes, 14 novos países garantiram a classificação para o maior torneio de futebol do planeta.
LEIA TAMBÉM: Gustavo Gomez, Piquerez e auxiliar técnico do Palmeiras serão julgados por declarações contra arbitragem
Com as novas classificadas, 42 das 48 seleções que disputarão a competição já têm a vaga assegurada, e as seis restantes serão definidas em março, durante a fase de repescagem. Destes seis países, dois irão vir da repescagem mundial, enquanto as outras quatro virão da repescagem europeia.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Confira a lista dos países classificados por confederação:
Países-sede: Canadá, México e Estados Unidos
CAF: África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal, Tunísia
Conmebol: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai
Concacaf: Curaçao, Haiti, Panamá
AFC: Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia, Qatar, Uzbequistão
UEFA: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal, Suíça
OFC: Nova Zelândia
Confira a lista dos países que disputarão a repescagem:
Repescagem Mundial (Destas seis seleções, duas irão à Copa): Bolívia, Iraque, Jamaica, Nova Caledônia, República Democrática do Congo, Suriname
Repescagem Europeia (Destas doze seleções, quatro irão à Copa): Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Kosovo, Macedônia do Norte, País de Gales, Polônia, República Tcheca, Romênia, Suécia, Turquia, Ucrânia
Apesar de ainda não ter todos os participantes definidos, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em evento no Kennedy Center, em Washington D.C.. As 48 seleções serão distribuídas em 12 grupos, com quatro times em cada.









