Neste sábado (28), Palmeiras e Botafogo se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Com gol de Paulinho na prorrogação, o Alviverde despacha o rival carioca e chega com moral para as quartas de final. O confronto aconteceu no estádio Lumen Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos, e abriu a fase eliminatória do campeonato.
LEIA TAMBÉM: Rodri reconhece dificuldade ao enfrentar brasileiros na Copa do Mundo de Clubes
Palmeiras superior na primeira etapa
Nos primeiros 10 minutos, o Palmeiras foi mais forte nos embates no meio-campo. O Verdão ditou o ritmo e chegava com mais frequência no ataque, mas pecou na hora da finalização. A mais clara foi de Vitor Roque, o atacante recebeu o passe de Piquerez e dentro da pequena área não conseguiu completar para a meta de John.
Por outro lado, o Botafogo não foi capaz de evidenciar sua força no trio de meio-campo escalado pelo português Renato Paiva, Marlon Freitas, Allan e Danilo Barbosa, foram poucos efetivos tanto na primeira saída da bola quanto na entrega para os jogadores de mais criatividade. Contudo, o Glorioso voltou melhor após a pausa para hidratação e, na reta final da primeira etapa, Marlon Freitas teve a melhor chance para a equipe carioca. Ele foi vencendo a marcação, invadiu a área e finalizou cruzado. O chute não foi bom e saiu pela linha de fundo.
LEIA TAMBÉM: Bets geram mais de R$ 3 bilhões à União em 2025 e superam arrecadação de setores tradicionais
Verdão dominou a segunda etapa
O segundo tempo começou movimentado, com as duas equipes buscando o gol desde o apito inicial. Logo no primeiro minuto, Estêvão recebeu de Allan, girou e finalizou com força, mas parou em boa defesa de John. Aos 3 minutos, Artur respondeu em chute no meio do gol, e, no minuto seguinte, Estêvão voltou a aparecer com duas finalizações seguidas, e, na segunda, chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
A melhor chance veio aos 27 minutos, quando Murilo desviou cruzamento de Piquerez e obrigou John a fazer uma grande defesa. Com o forte calor e as substituições, o ritmo da partida caiu, e o jogo seguiu empatado até a prorrogação.
Paulinho, o Salvador!
Paulinho precisou de apenas 46 minutos em campo para garantir a classificação do Palmeiras às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. O atacante entrou aos 17 minutos do segundo tempo, no lugar de Estêvão, e marcou um golaço aos 9 minutos da prorrogação. Curiosamente, foi substituído apenas três minutos depois. Paulinho ainda lida com dores na canela, resultado de uma cirurgia realizada no fim do ano passado. Segundo o técnico Abel Ferreira, o jogador tem condições de atuar por pouco mais de 30 minutos, e o próprio atleta já admitiu dificuldades físicas para permanecer em campo por mais tempo.
Sequência
Agora, o Palmeiras espera o vencedor do confronto entre Chelsea e Benfica, que se enfrentam também neste sábado, para conhecer seu próximo adversário. O jogo será na sexta-feira (04/06), às 22h.
Ficha Técnica
Palmeiras 1 x 0 Botafogo – Oitavas de Final da Copa do Mundo de Clubes
- Data e horário: 28 de junho de 2025, às 13h (de Brasília)
- Competição: 8ªs da Copa do Mundo de Clubes
- Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
- Público: 33.657 pessoas
Arbitragem
- Árbitro: Francois Letexier (FRA)
- Assistentes: Cyril Mugnier (FRA) e Mehdi Rahmouni (FRA)
- VAR: Jerome Brisard (FRA)
Ficha Técnica do jogo
- Cartões amarelos: Barboza (Botafogo); Alex Telles (Botafogo); Gustavo Gómez (Palmeiras); Arthur (Botafogo); Piquerez (Palmeiras); Newton (Botafogo); Marçal (Botafogo); Estêvão (Palmeiras); Montoro (Botafogo); Moreno (Palmeiras); Weverton (Palmeiras)
- Cartão vermelho: Gustavo Gómez (Palmeiras)
- Gol: Paulinho (Palmeiras), aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação.