Sem Neymar e com lei do ex, Santos bate o Fortaleza e respira na luta contra o Z-4

Na noite desta quinta-feira (12), o Santos bateu o Fortaleza pelo placar de 3 a 2 pela 12° rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou o reencontro entre as equipes, o Leão do Pici teve participação direta na queda do Alvinegro para a Série B em 2023, criando um peso de rivalidade entre os times, além da má fase de ambas as equipes, que iniciaram a rodada na zona de rebaixamento.

Com o resultado o Santos sai do Z-4. Para o Fortaleza a situação ficou pior, apesar da classificação para as oitavas de final da Libertadores, com a derrota de hoje o time chegou ao seu sétimo jogo sem vitória, sendo seis derrotas consecutivas e garantindo um lugar na degola.

LEIA TAMBÉM: Próxima edição da Copa do Mundo de Clubes pode marcar início de novo formato

“Quem não faz, leva” pune Fortaleza

Início perigoso do Fortaleza. Aos 3 minutos, Pochettino chegou na lateral da área e tocou para Marinho, que chegava por trás. O ex-jogador santista finalizou e a bola desviou em Luan Peres, saindo por cima do gol. No escanteio, a defesa do Alvinegro afastou o perigo, mas na sobra, Pochettino lançou a bola na área, Brítez escorou para Gustavo Mancha, que finalizou e obrigou Gabriel Brazão a fazer boa defesa.

Após os sustos, o Santos conseguiu colocar a bola no chão, e na primeira troca de passes chegou ao gol, aos 13 minutos de jogo, Barreal recebeu pelo lado direito, tabelou com Rollheiser, que deu um toque por cima e deixou Barreal na cara do gol, o argentino apenas tirou de João Ricardo e abriu o placar na Arena Castelão.

Com o gol sofrido, o Fortaleza subiu suas linhas, aumentando a pressão na saída de bola do Santos, que por sua vez conseguia sair tocando passes, mas não criava lances de perigo. Para atacar, o Leão do Pici tentava se infiltrar na grande área do Santos através de cruzamentos e jogadas pelas laterais, porém a defesa do Santos conseguia neutralizar os lances antes da finalização.

Aos 28 minutos, o Fortaleza voltou a dar trabalho para Gabriel Brazão. Marinho recebeu na entrada da grande área, fez jogada individual e tocou para Pochettino. O camisa 7 arriscou o chute, que parou no arqueiro do Santos, evitando o empate.

Em um momento que o jogo estava pouco movimentado, Breno Lopes chegou na linha de fundo, cruzou para a área, Deyverson se antecipou da marcação e chutou, a bola carimbou a trave e foi afastada pela zaga do Santos. No lance seguinte, o Santos chegou ao segundo gol. Souza jogou a bola para área, Tiquinho Soares fez o pivô e escorou para o Guilherme, que chegou finalizando, sem chances para João Ricardo, fazendo 2 a 0 antes do fim do primeiro tempo.

Rollheiser aparece no fim e salva Santos do empate

O Fortaleza voltou para a segunda etapa no mesmo ritmo que terminou o primeiro, jogando pelos lados do campo, principalmente com Marinho, que arrumava espaços com lances individuais, porém faltava criatividade na criação de jogadas. Defensivamente dava muito espaços para o ataque santista, que explorava o contra-ataque e não tinha pressa de finalizar as jogadas.

Com jogo morno e sem grandes oportunidades, Pochettino tentou o chute de fora da área e obrigou Gabriel Brazão a fazer boa defesa e jogar a bola para escanteio. Na cobrança, Gustavo Mancha cabeceou e a bola bateu no braço de Zé Ivaldo. O árbitro foi ao VAR e assinalou a penalidade. Yago Pikachu cobrou no canto direito de Brazão, que até acertou o lado, mas não alcançou a bola que parou no fundo das redes, diminuindo placar aos 25 da segunda etapa.

Logo depois, aos 27 minutos, Pikachu tentava alcançar passe na grande área, e foi derrubado por Escobar. Pikachu novamente cobrou, no mesmo canto, Brazão tocou na bola, mas não foi o suficiente para evitar o gol de empate.

O empate incendiou o jogo. Na saída de bola, zaga do Santos teve apagão e Deyverson saiu cara a cara com Brazão, que salvou a equipe alvinegra da virada. Aos 36, Lucero, que entrou no decorrer do jogo, teve outra oportunidade de fazer o 3°, recebeu de Pochettino e finalizou, mas novamente Brazão salvou o Santos.

Nos acréscimos, Rollheiser fez o gol da vitória. O argentino recebeu de Gabriel Bontempo, fez jogada individual, cortou para o meio e chutou no cantinho de João Ricardo. A bola bateu na trave e voltou nas costas do goleiro do time cearense, e entrou no gol, colocando o Santos a frente do placar novamente.

Próximos confrontos

O Campeonato Brasileiro terá uma paralização para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, com isso os times terão um mês sem jogos oficiais. No retorno, os times vão ter um clássico para disputar, o Fortaleza pega o Ceará em casa e o Santos o Palmeiras, na Vila Belmiro. As datas do confronto não foram divulgadas.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *