Em um jogo marcado por lances controversos, duas expulsões e com o árbitro espanhol, José Luis Munuera Montero, roubando muitas vezes a atenção do jogo, o Barcelona começou sua campanha na LaLiga com uma convincente vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca, neste sábado (16), no Estádio Son Moix. A dupla de ataque destaque da última temporada, ao lado de Robert Lewandowski, Lamine Yamal e Raphinha, foi decisiva, comandando o ataque catalão e garantindo os três pontos em uma partida que também teve momentos de tensão.
LEIA TAMBÉM: São Paulo bate Ferroviária nos pênaltis e avança para enfrentar o Corinthians
Protagonismo da… Arbitragem!
O Barcelona abriu os trabalhos cedo, aos 7 minutos e após trocas de passes rápidas, Pedri acionou Lamine Yamal e o novo camisa 10 catalão, fez um belo cruzamento para Raphinha que apareceu livre pelo lado esquerdo e nas costas da defesa adversária, e mesmo com o quique da bola, o brasileiro conseguiu cabecear com tranquilidade para o fundo das redes.
Porém, assim como na temporada passada, a arbitragem roubou a cena na primeira rodada do Campeonato Espanhol. Aos 23 minutos, veio o primeiro lance controverso, o Barcelona ampliou o placar em jogada que gerou protestos do Mallorca. Lamine Yamal arriscou um potente chute de fora da área que foi salvo de cabeça por Raillo, o zagueiro caiu no gramado após o bloqueio. Ferran Torres aproveitou o rebote para finalizar sem chances para o goleiro Leo Román, enquanto os defensores reclamavam veementemente com o árbitro por não parar a jogada para atendimento ao jogador que estava no chão. Apesar dos protestos, o gol foi validado, dando ao Barça a vantagem no placar em um lance que certamente controverso.
O cenário já desfavorável para os donos da casa piorou significativamente no final do primeiro tempo. Aos 33 minutos, Morlanes cometeu falta tática em Yamal e recebeu seu segundo cartão amarelo, deixando sua equipe com dez homens. A situação se agravou quatro minutos depois, quando o atacante Muriqi acertou acidentalmente o pé no rosto do goleiro Joan García. Após revisão do VAR, o atacante foi expulso, deixando o Mallorca com nove jogadores em campo.
Com dois homens a mais, o Barcelona intensificou a pressão, o maior destaque ficou para Lamine Yamal, que assustou com dois potentes chutes que passaram perto do gol, demonstrando a vulnerabilidade do Mallorca na reta final da etapa. As expulsões transformaram completamente o jogo, deixando o time visitante em posição ainda mais confortável para administrar a vantagem no marcador.
O clima no estádio Son Moix já estava à flor da pele mesmo durante o intervalo. Raphinha se estranhou com um membro da comissão técnica do Mallorca, gerando um princípio de confusão. A situação, que rapidamente escalou para um clima tenso, foi contida a tempo pelos auxiliares e segurança antes que ganhasse maiores proporções. O episódio refletiu a frustração da equipe mallorquina, já prejudicada pelas duas expulsões claras, no primeiro tempo, enquanto o Barcelona mantinha a postura focada para garantir o resultado favorável na etapa final.
Ataque contra defesa
Com dois jogadores a mais, o Barcelona controlou completamente o segundo tempo, transformando o jogo em um verdadeiro cerco ao gol do Mallorca. Aos 12 minutos, Dani Olmo quase marcou com cabeçada, mas Leo Román fez grande defesa. Na sequência, Raphinha assustou com chute colocado que raspou a trave.
LEIA TAMBÉM: Hugo Motta envia pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao conselho de ética
O time blaugrana continuou pressionando, Raphinha criou jogada perigosa para Olmo chutar na trave e ainda finalizou com perigo aos 25 minutos. Mesmo reduzindo o ritmo após os 30 minutos, o Barça seguiu perigoso, Pedri forçou nova intervenção de Román e Ronald Araújo desperdiçou chance de voleio.
A coroação veio nos acréscimos, Yamal brilhou com dribles curtos na área e bateu firme para marcar um golaço, fechando o placar por três gol de diferença e confirmando a estreia perfeita do Barcelona na LaLiga.
Sequência
O Barcelona vai jogar novamente fora de casa na segunda rodada, contra o Levante, no próximo sábado (23), às 16h30 (de Brasília).
O Mallorca terá novamente a oportunidade de jogar diante de sua torcida, também no próximo sábado (23), contra o Celta de Vigo. Porém, mais cedo, as 12h (de Brasília).









