O Brasil dependia de uma vitória da China sobre a Chéquia para garantir a classificação às oitavas de final do Mundial Masculino de Voleibol, disputado nas Filipinas. Após derrota por 3 sets a 0 para a Sérvia, a seleção brasileira precisava que os chineses vencessem pelo menos um set para que a disputa pela vaga na próxima fase fosse para a diferença de pontos, mas os chineses não foram páreos e os comandados por Bernardo Rezende estão eliminados do mundial.
LEIA TAMBÉM: Palmeiras bate o River na Argentina e leva vantagem nas quartas da Libertadores
Abalado pela perda da mãe, aos 91 anos, Bernardinho viu a seleção ser dominada em quadra pela Sérvia, que lembrou os anos de rivalidade quando ainda era Iugoslávia ou Sérvia e Montenegro, na virada do século. Também lembrando os anos em que se chamava Tchecoslováquia, os tchecos dominaram os chineses em parciais de 26/24, 25/19 e 25/18, garantindo a classificação.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Os chineses chegaram a ter o setpoint na primeira parcial, mas o set que a China precisava vencer para dar a classificação ao Brasil foi justamente o primeiro set vencido por eles na derrota de virada para o mesmo Brasil na rodada de estreia do mundial. Ou seja, o set que o Brasil perdeu para a China foi fundamental para essa eliminação.
A seleção nacional se junta agora a outros favoritos que ficaram pelo caminho neste mundial marcado por zebras. Além do Brasil, o Japão foi eliminado ainda na segunda rodada. Também Cuba ficou de fora do mata-mata ao perder para uma surpreendente seleção portuguesa. Maior surpresa ficou por conta da eliminação da atual bicampeã olímpica, na manhã de hoje, ainda na fase de grupos ao perder para a Argentina e a surpresa Finlândia.
Por outro lado, quem confirmou o favoritismo ao se classificar com 3 vitórias e apenas um set perdido é a líder do ranking mundial, Polônia. Em menor grau, quem passou aperto, mas se classificou, foi a atual campeã mundial, Itália, que perdeu para a Bélgica, por 3 a 2, na segunda rodada, mas se recuperou do susto e superou a Ucrânia para se classificar.