Na noite de sábado (30), o Cruzeiro recebeu o embalado time do São Paulo, no Estádio do Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com bela cobrança de falta de Matheus Pereira e atuação determinante de Cássio, o cabuloso, além de interromper a sequência do São Paulo, ainda dorme na vice-liderança, com 44 pontos, dois a mais que o Palmeiras, que ainda vai jogar.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Melhores chances e domínio dos visitantes
Com o time bastante desfalcado e ainda sem seus principais jogadores no setor ofensivo, o São Paulo não se intimidou com o Cruzeiro de Leonardo Jardim e tão pouco com a torcida adversária em maioria. O time de Hernán Crespo, aos 6 minutos, recuperou a bola ainda na intermediária do campo de ataque, se aproveitando de um erro na saída de bola dos donos de casa e, com Rodriguinho chutando de longe, chegou com perigo pela primeira vez, com a bola passando perto do gol de Cássio.
LEIA TAMBÉM: 30 de agosto: Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado
O time de Crespo continuou incomodando o Cruzeiro que, até então, fazia um primeiro tempo bem abaixo do que apresentou no comando do português Leo Jardim. Luciano e Sabino voltaram a assustar, mas não passou disso.
O cabuloso só conseguiu chegar à meta paulista a partir dos 15 minutos, quando equilibrou as ações. O melhor momento foi no final da primeira etapa. A primeira com Wanderson que após boa jogada pelo lado esquerdo cruzou fechado e quase pegou Rafael desatento, que conseguiu espalmar. Depois, William chutou de longe e novamente o goleiro são-paulino apareceu se esticando para buscar a bola no canto baixo esquerdo.
Novidade e Gol de falta do “ICE-MAN” Matheus Pereira
Com o aniversariante do dia, Gabigol, entrando ainda no intervalo, Leonardo Jardim surpreendeu ao tirar o artilheiro da competição Kaio Jorge, que pouco contribuiu para a equipe celeste.
Com trocação sincera logo nos primeiros minutos, Cruzeiro e São Paulo voltaram embalados para os últimos 45 minutos. A primeira chance foi com Rodriguinho para os paulistas, o garoto chutou à esquerda de Cássio, mas sem conseguir balançar as redes. Já os mineiros responderam com Matheus Pereira cabeceando e Rafael espalmando mais uma vez.
LEIA TAMBÉM: CSA cai para a Série D após temporada marcada por desorganização e crise
O camisa 10 celeste voltou a aparecer aos 19 minutos, em uma cobrança de falta perto da meia-lua, a bola desviou em Alan Franco na barreira e enganou Rafael, que apenas pôde observar a rede balançando e Matheus Pereira fazendo a famosa comemoração de Ice-Man ou Gelado. Além disso, o gol de falta quebrou um jejum cruzeirense que não marcava esse tipo de gol desde julho de 2023, na vitória por 1 a 0 contra o Vasco, em São Januário.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro, que voltou melhor para a segunda etapa, pressionava e comandava a partida ainda mais após o gol. Rafael ainda evitou o segundo gol, quase na sequência. Gabigol aos 24 minutos e kaiki em bela cabeçada aos 31, até tentaram, a partida permaneceu com o placar com a vantagem mínima.
Os paulistas na parte final do segundo tempo ainda voltou a pressionar e buscar o empate, mas Cássio apareceu bem em finalizações de Bobadilla, Ferraresi e do ex-jogador Dinenno que até tentou aplicar a “lei do ex” nos acréscimos, mas o arqueiro cabuloso foi seguro e protegeu muito bem a meta e manteve os números finais e a vice-liderança, mesmo que momentaneamente.
Sequência
Na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, após a data Fifa, o Cruzeiro enfrentará o Bahia, segunda-feira (15/09), às 20h, na Arena Fonte Nova. Antes, o cabuloso terá o jogo de volta contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil, na quinta-feira (11/09), no Mineirão, às 19h30.
Enquanto o São Paulo jogará contra o Botafogo, no Morumbi, domingo (14/09), às 17h30.
Ficha Técnica
CRUZEIRO 1 X 0 SÃO PAULO
22ª RODADA – CAMPEONATO BRASILEIRO
- Data: Sábado, 30 de agosto de 2025
- horário: 21h (horário de Brasília)
- Local: Estádio do Mineirão, Belo Horizonte, Minas Gerais
- Gol: Matheus Pereira (19’/2°T)
- Renda: R$ 2.175.177,30
- Público presente: 36.882









