Brasil supera Itália em jogo épico na Liga das Nações Masculina de Vôlei

Em uma verdadeira batalha de gigantes, o Brasil venceu a Itália por 3 sets a 2 — parciais de 25/22, 21/25, 33/31, 17/25 e 15/13 — na noite deste sábado (28), em Chicago, pela Liga das Nações de Vôlei Masculino (VNL). Foi, sem dúvidas, o maior teste da seleção brasileira até aqui na competição. E deu certo. Na base da raça, do talento e, principalmente, da eficiência de Alan, autor de 31 pontos, o time comandado por Bernardinho saiu de quadra com uma vitória maiúscula.

O resultado marca não só a sexta vitória do Brasil na VNL, como também encerra um jejum contra os italianos — a última vitória sobre eles no torneio havia sido em 2021. Neste domingo, os brasileiros voltam à quadra às 18h, contra a Polônia, na partida que fecha a etapa dos Estados Unidos.

Leia mais: Com emoção até o fim, Palmeiras bate o Botafogo e avança para as Quartas de Final da Copa do Mundo de Clubes

Jogo de altos e baixos, mas com final feliz

O Brasil começou bem, controlando as ações no primeiro set, mesmo sem abrir grande vantagem. A vitória por 25 a 22 serviu como combustível para encarar um adversário que, tecnicamente, é dos mais fortes do cenário atual.

No segundo set, a Itália reagiu. Se aproveitando de erros brasileiros e encaixando bem o saque, os europeus assumiram o controle e empataram o jogo com um 25 a 21, sem grandes sustos.

O terceiro set foi, simplesmente, uma novela — e daquelas bem tensas. Foram quase 40 minutos de rali, viradas e suor, com Alan assumindo o protagonismo e Honorato brilhando em várias funções. No final, 33 a 31 para o Brasil, que colocou o time novamente na frente.

Quando parecia que o ritmo ia se manter, o quarto set foi um banho de água fria. A Itália dominou do início ao fim, sacando com precisão e deixando o Brasil sem reação. A derrota por 25 a 17 forçou o tie-break.

No set decisivo, a seleção brasileira mostrou personalidade. Abriu vantagem, viu a Itália reagir e empatar em 12 a 12, mas, na reta final, Alan — ele, sempre ele — e Bergmann conduziram o time até fechar em 15 a 13, carimbando uma vitória com cara de crescimento, amadurecimento e confiança.

Bernardinho alerta: vitória sim, ilusão não

Após o jogo, Bernardinho fez questão de valorizar a entrega do time, mas também colocou os pés no chão:

Foi uma batalha dura, contra um time muito qualificado, que já está há cinco, seis anos trabalhando junto. Estamos em construção. Não podemos nos iludir com a vitória. Orgulhoso da luta, mas sabemos que o caminho ainda é longo. Esse foi um excelente teste”, avaliou o treinador.

Alan: o cara do jogo

Destaque absoluto da partida, Alan celebrou o desempenho, mas também reforçou o discurso coletivo:

É uma vitória super importante pra gente. Sabemos da qualidade da Itália e que ainda estamos nos ajustando como equipe. Hoje mostramos que podemos jogar em alto nível. Estou muito feliz por ajudar, mas esse resultado é do time inteiro. Todo mundo jogou muito bem”, destacou o oposto.

Próximo desafio: Polônia

A seleção brasileira encerra a etapa americana da Liga das Nações neste domingo (29), às 18h (de Brasília), contra a forte seleção da Polônia. Além de testar o nível do grupo, o duelo serve como mais um passo na busca pela classificação para a fase final da competição.











Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *