O Brasil entrou em quadra contra a Sérvia virtualmente classificado às oitavas-de-final do mundial masculino de vôlei, nas Filipinas. Após derrotar a China, de virada, por 3 sets a 1, na primeira rodada, e a Chéquia em sets diretos na segunda partida, à seleção tricampeã mundial bastava vencer ao menos um set contra os balcânicos. Até mesmo uma derrota por 3 a 0 poderia dar ao Brasil a classificação às oitavas-de-final, mas para isso precisaria haver uma combinação de resultados com o outro jogo do Grupo H.
LEIA TAMBÉM: Corinthians aposta na base em treino aberto e lida com desfalques para enfrentar o Sport
Abalado pela perda da mãe, o técnico Bernardinho, visivelmente emocionado, entrou com força máxima, repetindo a escalação que começou o jogo anterior, com os ponteiros Arthur Bento e Lucarelli, o levantador Cachopa, os centrais Judson e Flávio, o oposto Alan e o líbero Maique.
Em um primeiro set duro, lembrando a forte rivalidade no início do século nos anos de Iugoslávia e Sérvia e Montenegro, a equipe dos Bálcãs fechou o primeiro set em parcial de 25 a 22, com 18 pontos de ataque para os sérvios.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Na segunda passagem, os sérvios chegaram a abrir 5 pontos de vantagem ao fazer 14 a 9 e mantiveram a diferença até os 20 a 15, quando o Brasil marcou três pontos seguidos e diminuiu para 20 a 18. Apesar da reação brasileira, a Sérvia fechou o segundo set em 25 a 20.
Restava ao Brasil vencer pelo menos o terceiro set para confirmar a classificação sem depender do outro resultado do grupo. Não foi o que aconteceu. O mais próximo que o Brasil esteve da Sérvia no set derradeiro foram 2 pontos, ao fazer 21 pontos contra 23 dos adversários, na reta final. Os sérvios fecharam a parcial – e o jogo – em 25 a 22.
Além de esperar o resultado da China versus República Tcheca, caso se classifique, o Brasil espera quem passar do Grupo A. Para isso, os tchecos não podem vencer os asiáticos por 3 sets a 0. Um set sequer para a China, é preciso verificar a diferença de pontos. Caso os chineses vençam dois sets, aí sim o Brasil se classifica sem precisar fazer contas. A chave dos donos da casa também está emboladíssima com 01 vitória e 01 derrota para cada. Tunísia, Irã, Egito e Filipinas podem aparecer pelo caminho do Brasil nas oitavas de final.