A Seleção Brasileira Masculina foi convocada para a disputa da Americup de Basquete 2025, nesta segunda-feira (21). A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou a lista escolhida pelo técnico Aleksandar Petrovic com 16 jogadores, com dois importantes desfalques. Gui Santos, ala-pivô do Golden State Warriors e Didi Louzada, ala-armador do Sunrokers, do Japão, estão fora da competição internacional.
LEIA TAMBÉM: Sem principais estrelas, Masters 1000 de Toronto tem presença confirmada de João Fonseca
As ausências foram confirmadas pela CBB, que informou negativa por parte dos jogadores. Os atletas teriam pedido dispensa, por motivos pessoais. Por um outro lado, sete figuras que estiveram nas Olimpíadas de Paris, em 2024, foram chamadas.
Benite, Caboclo, Georginho, Léo Meindl, Lucas Dias, Mãozinha e Yago. Além deles, farão parte dos treinos da seleção para a Copa América, Alexey, Caio Pacheco, Gui Deodato, Kevin Crescenzi, Mathias, Márcio, Reynnan, Ruan e Tim Soares.
É importante frisar que, embora tenha chamado 16 jogadores, Petrovic deverá realizar cortes, para que apenas 12 deles embarquem para a disputa do campeonato. A seleção brasileira vai ter um período de treinos entre os dias 3 e 15 de agosto em Guarapari, no Espírito Santo.
Além disso, o Brasil disputa a Copa Latina, quadrangular internacional, que será disputado no Panamá, entre os dias 17 e 19 de agosto. A estreia será contra o Uruguai no dia 17. Na sequência, enfrenta a Argentina e fecha sua participação contra a seleção local.
A AmeriCup 2025 será realizada entre os dias 22 e 31 de agosto em Manágua, na Nicarágua. O torneio chega a sua 20ª edição e o Brasil está no Grupo A. O começo da caminhada da seleção canarinha acontece no dia 23 de agosto, contra o Uruguai. Depois, enfrenta Bahamas e os EUA, na fase inicial da competição.
CONVOCAÇÃO DO BRASIL
- Caio Pacheco – Coruña-ESP
- Yago Mateus – Estrela Vermelha- SRB
- Alexey Borges – Flamengo
- Georginho de Paula – SESI Franca
- Vitor Benite – Baloncesto Sevilla-ESP
- Reynan Gabriel – Pinheiros
- Léo Meindl – San Pablo Burgos-ESP
- Gui Deodato – Flamengo
- Kevin Crescenzi – Brasília
- Marcio Santos – Maccabi Tel-Aviv-ISR
- Mãozinha Pereira – Free Agent
- Mathias Vazquez – Overtime Elite-EUA
- Lucas Dias – SESI Franca
- Bruno Caboclo – Hapoel Tel Aviv-ISR
- Ruan Miranda – Flamengo
- Tim Soares – Sydney Kings-AUS