Brasil dá resposta após susto, vence a Bulgária e carimba vaga na fase final da VNL

Com autoridade na maior parte do jogo e sangue frio nos momentos de oscilação, a seleção brasileira feminina de vôlei bateu a Bulgária por 3 sets a 1, na madrugada desta quarta-feira (9), em Chiba, no Japão, e garantiu a classificação para a fase final da Liga das Nações (VNL). A vitória coloca o Brasil provisoriamente no topo da tabela da primeira fase, com 23 pontos em nove partidas — superando Itália e Polônia na disputa direta.

Leia mais: Tyrese Haliburton está fora da temporada 2025/26 da NBA

O jogo

O primeiro set teve domínio brasileiro do início ao fim. Com um saque agressivo e boa distribuição de jogadas, a seleção abriu 18 a 9 e parecia caminhar para uma vitória sem sustos. Apesar de uma breve queda de concentração que permitiu à Bulgária encostar no placar, o Brasil retomou o controle e fechou em 25 a 21, com ponto final de Julia Bergmann. Gabi e Rosamaria anotaram cinco pontos cada, enquanto Milanova liderava do outro lado com seis.

O segundo set, por outro lado, foi um teste de nervos. Mesmo com o Brasil mantendo a dianteira durante quase toda a parcial, a equipe vacilou no momento decisivo. Vencia por 24 a 20 quando passou a cometer erros em sequência, viu a Bulgária empatar e, na sequência, virar para 29 a 27. Milanova seguiu em alta, terminando a parcial como maior pontuadora da partida até então, com 16 acertos.

A resposta brasileira veio de forma categórica no terceiro set. Com postura agressiva e alto nível de concentração, o time não deu chances à adversária. O bloqueio funcionou com perfeição — com destaque para Julia Kudiess, que se isolou como maior bloqueadora da VNL — e a vitória veio com facilidade: 25 a 10. Rosamaria, em noite inspirada, já assumia o posto de destaque ofensivo da equipe.

O quarto set foi o mais equilibrado da partida, com as equipes trocando pontos até a reta final. Mas, mais uma vez, o Brasil mostrou maturidade para controlar o jogo nos momentos decisivos. Com um sistema defensivo ajustado e ataques precisos, a seleção abriu vantagem na reta final e fechou em 25 a 19, com ponto de Gabi. Rosamaria foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos, seguida por Julia Bergmann (16), Diana (11) e a própria Gabi (11).

Sequência do Brasil

A próxima parada da seleção será diante da França, já nesta quinta-feira (10), às 3h30 (de Brasília). Na sequência, os desafios contra Polônia (11/07) e Japão (13/07) encerram a caminhada brasileira antes da fase decisiva da VNL, marcada para acontecer entre os dias 23 e 27 de julho, na Polônia.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *