Um dos grandes nomes da história do basquete brasileiro, Alex Garcia renovou seu contrato e seguirá no Bauru para a temporada 2025/26. O anúncio foi feito pela equipe bauruense nesta quarta-feira (23). Lendário e multicampeão, Alex seguirá pelo 11° ano consecutivo vestindo as cores do Bauru. O ala-armador falou da satisfação em permanecer no time do interior paulista.
LEIA TAMBÉM: Trump ameaça o time da NFL e exige retorno de nome considerado racista
“Hoje, falar de Bauru, pra mim, representa muito mais do que falar de basquete. Além da tradição nacional e internacional que temos na modalidade, pesa o acolhimento que eu e minha família sempre tivemos na cidade. E não apenas o carinho que recebemos no ginásio Panela de Pressão, mas no dia a dia mesmo, em qualquer canto que a gente vai. Por isso amamos tudo que vivemos aqui”, completou o jogador.
O “Brabo”, como é conhecido o atleta, completará 26 anos de carreira profissional. Pelo Bauru, é ídolo da torcida e capitão do time, onde levantou diversos troféus, como do Novo Basquete Brasil (NBB) 2016/17, o Campeonato Paulista (2014), a Liga Sul-Americana (2014 e 2022) e a Liga das Américas (2015).
Na última temporada do NBB, Alex foi o principal responsável em levar o clube às semifinais contra o Minas Tênis Clube. Em partida que definiu a equipe mineira como uma das finalistas do torneio nacional, Garcia falou de seu preparo físico, ainda que já seja um jogador veterano.
“São sacrifícios que fazemos pela equipe. O corpo já não é o mesmo que anos atrás. Senti muitas dores, especialmente no joelho (por conta de uma lesão), mas tenho certeza que valeu apena cada esforço ao longo deste período. O trabalho é recompensado e, seguirei me preparando para permanecer atuando”, afirmou.

Alex Garcia em quadra contra o Minas pelo NBB — Foto: Hedgard Moraes/MTC
Com um currículo recheado, Alex Garcia acumula passagens também pela NBA. O experiente passou por San Antonio Spurs e New Orleans Hornets. Ainda no exterior, Alex atuou na Euroliga. No Brasil, defendeu Brasília e Minas, além do Bauru.
Pela seleção brasileira, Alex vestiu as cores da canarinha durante 20 anos, com participações em duas Olimpíadas, cinco Copas do Mundo e dois Pan-Americanos.