A derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Flamengo, neste sábado, em Lima, gerou uma forte repercussão na entrevista coletiva de Abel Ferreira. O treinador português falou abertamente sobre a atuação do time, reconheceu a superioridade do adversário, lamentou a postura do Verdão e ainda ironizou o árbitro Dario Herrera por não expulsar Erick Pulgar no primeiro tempo.
A seguir, uma matéria completa reunindo todas as falas de Abel sobre o jogo, desempenho, lance polêmico e o futuro da equipe.
Abel aponta falta de coragem e admite que Flamengo foi superior
Logo na abertura da coletiva, o técnico foi sincero ao avaliar a postura do Palmeiras e destacou que o Flamengo conseguiu impor sua maturidade em uma final de alto nível.
“Vou ser muito sincero, apesar de termos uma equipe jovem, faltou-nos um bocadinho mais de coragem e ousadia, acho que foi isso que faltou.”
Ele explicou que o estilo do adversário era conhecido e que o Palmeiras não conseguiu neutralizar o plano rubro-negro.
“A forma de jogar do adversário não é surpresa. Eles partem a equipe, cinco a construir e cinco a atacar. O Alecsandro, o Danilo e o zagueiro canhoto, o Léo, com o Pulgar e o Jorginho.”
Abel também detalhou a tentativa de ajuste tático do Verdão, que não funcionou como esperado.
“Eles tinham cinco e nós tínhamos quatro. Tentamos saltar com o López e depois igualar com o Andreas, mas como disse, mais do que dar justificativas, é dizer que nosso adversário foi melhor. Foi mais experiente, mais cascudo e soube lidar com esse momento de pressão.”
LEIA TAMBÉM: Arthur Elias lamenta derrota do Brasil contra a Noruega e critica a arbitragem
Mesmo lamentando a postura do time, o português ressaltou que o jogo esteve aberto até o final, lembrando da grande chance desperdiçada por Vitor Roque.
“Apesar de o jogo ter sido decidido em um detalhe, tivemos no final uma clara e grande oportunidade do Roque.”
Ele também mencionou o lance polêmico do início da partida, quando Pulgar acertou a canela de Bruno Fuchs.
“Ali, um lance muito duvidoso, no início do jogo. Mas enfim, seguimos. O Flamengo foi melhor e ponto final.”
Conversa com Vitor Roque e o peso da experiência
O treinador revelou ter conversado com Vitor Roque, que saiu chorando após perder a melhor chance do time nos minutos finais.
“Quando comparamos o Vitor Roque com o Bruno Henrique, o Jorginho e o Danilo, que ganharam a Libertadores aos 30 e poucos anos… Ele tem 19 anos, terá muitas oportunidades de ganhar essa competição. Acaba sendo uma experiência, experiência para todos eles.”
Abel ainda reforçou a diferença de maturidade entre os elencos e como isso influenciou a decisão.
“Uma equipe cascuda, madura, e outra que tem presente e muito futuro. Nosso adversário foi melhor. A vida não é feita apenas de vitórias e é nesse momento que temos que ser resilientes.”
Ele também relembrou o histórico recente do Palmeiras na competição.
“Desde que estou aqui, viemos três vezes aqui e ganhamos duas. Ganhamos uma desse adversário, chegamos em uma semi e em uma quartas de final. Tentaremos chegar de novo no ano que vem.”
Abel ironiza árbitro e critica lance envolvendo Pulgar
Quando questionado sobre a arbitragem, Abel mudou o tom e adotou ironia para comentar o lance envolvendo Pulgar, que, com o jogo parado, acertou uma forte pisada em Bruno Fuchs.
“Esta é uma equipe (Flamengo) muito agressiva. Vocês viram como vão nos duelos. Pegou muito forte. Alguns até forte demais. Acho que o árbitro foi muito simpático, não quis estragar a final.”
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O português retomou a análise sobre o lance que poderia ter mudado o jogo.
“Há um lance que é extremamente duvidoso na primeira parte, pode mudar o decorrer do jogo, mas o árbitro entendeu não dar o vermelho.”
Mesmo deixando clara sua discordância, ele afirmou que evitaria se prolongar sobre o tema.
“Vou procurar abster-me de falar da arbitragem, as imagens estão aí. É uma equipe bem treinada, muito agressiva, agressiva até demais. E pronto, o árbitro foi simpático neste lance na minha opinião.”
Próximos passos do Palmeiras
Agora vice-campeão da Libertadores, o Palmeiras volta seu foco para as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A equipe ainda tem chances matemáticas de título, mas depende de uma combinação de resultados. Na quarta-feira (03), às 21h30, o Verdão enfrenta o Atlético-MG em Belo Horizonte. Para seguir com possibilidades, precisa vencer e torcer por derrota do Flamengo contra o Ceará no Maracanã.









