Abel Braga viveu mais um capítulo marcante de sua história com o Internacional. Ao vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 1 neste domingo (7), o Colorado garantiu sua permanência na Série A e evitou um rebaixamento que parecia inevitável. Chamado apenas para comandar o time nas duas rodadas finais do Brasileirão, Abel se emocionou, foi ovacionado e comparou o feito a um dos maiores títulos da história do clube.
LEIA TAMBÉM: Inter vence, conta com rodada favorável e garante permanência heroica na Série A
Assim que o árbitro Davi de Oliveira Lacerda encerrou o jogo no Beira-Rio, Abel respirou fundo e foi cercado por jogadores, abraçado por dirigentes e cumprimentado por D’Alessandro, hoje diretor do clube. Uma parte da torcida pediu sua permanência, mas o treinador apenas acenou que não, mantendo a postura serena. Mais tarde, explicaria o peso da permanência com uma frase impactante.
“[Evitar o rebaixamento] é maior que ter ganho o Mundial. Mundial não tinha obrigação. Aqui eu vim para ajudar com o coração. Eles (torcida) ajudaram muito”, disse Abel, lembrando que, em 2006, levou o Inter ao título mundial ao vencer o Barcelona.
Logo depois, ele reforçou o motivo pelo qual considera o feito mais importante que o título no Japão.
“Lá [no Mundial do Japão], se eu fosse vice, seria o segundo maior time do mundo. Só que a obrigação era do outro. Hoje foi muito mais importante. Eu ajudei a salvar o Inter do rebaixamento.”
A emoção também esteve ligada à sua própria trajetória. Abel estava aposentado como técnico desde 2022. Ele recebeu o convite do Inter após a demissão de Ramón Díaz, que caiu depois da goleada por 5 a 1 para o Vasco. Na apresentação, revelou que sentia uma dívida com o clube. Em 2016, ano do primeiro rebaixamento do Inter, ele foi convidado a assumir a equipe, mas recusou. Desta vez, aceitou gratuitamente, por acreditar que precisava ajudar.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Na estreia desta oitava passagem, levou 3 a 0 do São Paulo e chegou à última rodada ocupando a 18ª posição. O Inter precisava vencer e contar com dois tropeços entre Fortaleza, Ceará e outros concorrentes. A combinação improvável aconteceu: vitória no Beira-Rio e quedas de Ceará e Fortaleza, que terminaram rebaixados.
O Colorado terminou o Brasileirão em 16º lugar, com 44 pontos, um a mais do que o Vozão e dois à frente do Fortaleza. Juventude e Sport completam a lista dos clubes que disputarão a Série B em 2026.
Mesmo aclamado e ouvido pela torcida com pedidos para ficar, Abel já havia deixado claro que não pretende seguir como técnico. Ele, no entanto, pode ocupar algum cargo diretivo em 2026. Ao deixar o campo rodeado de aplausos e cantos de agradecimento, sintetizou o sentimento que tomou o Beira-Rio.
“Isso é o coloradismo, é o vermelho.”









