Assim como ocorreu no sorteio da Liga dos Campeões ontem (28), onde Kaká -campeão em 2007 com o Milan, e Ibrahimovic foram os convidados especiais para realizar sortear os grupos, aconteceu a mesma coisa na manhã desta sexta-feira (29). Jürgen Klinsmann, bicampeão da antiga Copa da UEFA.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Este é o primeiro ano com o novo formato de liga, composto por 36 times divididos em quatro potes. A primeira rodada do torneio será realizado entre os dias 24 e 25 de setembro.
Como funcionou o sorteio?
Do mesmo jeito como foi com a Champions League, para as 36 equipes, um software automatizado designado sorteou aleatoriamente oito adversários (dois de cada pote), que foram revelados no telão do auditório do sorteio e na televisão. O software também sorteou quais os jogos em casa e fora.
O sorteio teve início com o Pote 1, atribuindo oito adversários a cada uma das nove equipes, uma após a outra, e continuou com os demais potes em ordem decrescente até que todas as equipes tenham seus oito adversários definidos. O software utilizado garantiu a aleatoriedade dentro da estrutura das condições do sorteio estabelecidas pelos regulamentos. Como, por exemplo, a proteção de país e a limitação de no máximo dois adversários do mesmo país, assegurando, ao mesmo tempo, que o sorteio possa ser concluído para todas as equipes sem gerar, em nenhum momento, uma situação de impasse.
LEIA TAMBÉM: Champions 2025/26: sorteio define confrontos da fase de liga
Embora as equipes conheçam todos os seus adversários ao final do sorteio, a tabela de jogos, com datas e horários definidos, será elaborada posteriormente e anunciada no próximo domingo (31), a fim de evitar conflitos de calendário com partidas da Champions League e da Conference League disputadas nas mesmas cidades.
Cerimônia e confrontos definidos
Antes do sorteio começar, a UEFA relembrou os momentos mais marcantes da Europa League nos últimos anos e com a última imagem sendo o atual campeão, Tottenham levantando a sonhada taça. Com um show de ilusão, fazendo referência clara aos novos métodos dos sorteios sendo realizados por um software, Klismann apertou o botão e definiu o caminho da favorita Roma na fase de liga. Os italianos enfrentarão os dois maiores times da Escócia, Celtics e Rangers, além de ter o Lille e Stuttgart pelo caminho.
Caminho dos principais times da Europa League
Porto: Rangers (casa), Salzburgo (fora), Estrela Vermelha (casa), Viktoria Plzen (fora), Nice (casa), Nottingham Forest (fora), Malmö (casa) e Utrecht (fora).
Aston Villa: RB Salzburg (C), Feyenoord (F), Maccabi Tel Aviv (C), Fenerbahce (F), Young Boys (C), Basel (F), Bologna (C) e Go Ahead Eagles (F)
Nottingham Forest: Porto (C), Real Betis (F), Ferencvaros (C), Braga (F), Midtjylland (C), Sturm Graz (F), Malmo (C) e Utrecht (F)
Celtic: Roma (C), Feyenoord (F), Braga (C), Estrela Vermelha de Belgrado (F), Sturm Graz (C), FC Midjylland (F), Utrecht (C) e Bolonha (F)
Roma: Lille (C), Rangers (F), Viktoria Plzen (C), Celtic (F), Midtjylland (C), Nice (F), Stuttgart (C), Panathinaikos (F).
Stuttgart: Feyenoord (C), Roma (F), Maccabi Tel Aviv (C), Fenerbahçe (F), Young Boys (C), FC Basel (F), Celta (C), Go Ahead Eagles (F)
Local da final da Europa League
A decisão da Liga Europa está marcada para quarta-feira, 20 de maio de 2026, e acontecerá no Estádio do Besiktas, localizado em Istambul, na Turquia. O local conta com uma capacidade aproximada de 42.590 lugares.
Confira as datas
- Primeira rodada da Fase da Liga: 24 a 25 de setembro
- Última rodada da Fase da Liga: 29 de janeiro de 2026
- Sorteio para os playoffs eliminatórios: 30 de janeiro
- Eliminatórias: 19 de fevereiro (jogos de ida), 26 de fevereiro (jogos de volta)
- Rodadas de 16: 12 de março (jogos de ida), 19 de março (jogos de volta)
- Quartas de final: 9 de abril (jogos de ida), 16 de abril (jogos de volta)
- Semifinais: 30 de abril (jogos de ida), 7 de maio (jogos de volta)
- Final: 20 de maio