A crescente demanda por agilidade e digitalização no setor de alimentação foi tema central no estande da VMtecnologia na ABF Franchising Expo 2025. Durante o evento, realizado no Expo Center Norte na última semana, em São Paulo, a empresa apresentou o VMfood, uma solução de autoatendimento voltada a estabelecimentos como lanchonetes, cafeterias, bares, quiosques e redes de franquia.
LEIA TAMBÉM: Hackers desviam R$ 1 bilhão após ataque à C&M Software; Banco Central investiga
Integrante do grupo global Nayax Ltd., a VMtecnologia reuniu em uma única plataforma os principais elementos para a gestão eficiente desses negócios: hardware, software, sistema de pagamentos e conectividade. O resultado é uma solução “all in one” que visa aumentar o ticket médio, reduzir custos operacionais e aprimorar a experiência do consumidor.
Entre os recursos do VMfood, estão totens de autoatendimento, integração com aplicativos de delivery, frente de caixa fixa ou móvel e controle integrado de vendas e estoque. A proposta é resolver gargalos comuns no food service, como filas, erros nos pedidos e falhas na comunicação entre o atendimento e a cozinha.
De acordo com dados apresentados pela empresa, restaurantes que adotaram sistemas de autoatendimento registraram aumento de até 25% no ticket médio e redução de 16% nos custos com mão de obra. O sistema permite que o próprio cliente personalize o pedido, pague por diferentes métodos (incluindo QR Code) e conclua a compra sem a necessidade de interação com atendentes, uma tendência preferida por 66% dos consumidores, segundo pesquisa Nielsen.
Eduardo Muniz, que é CEO da empresa, afirma que é adaptável para negócios de diferentes portes. “O VMfood foi projetado para aumentar a receita dos estabelecimentos, melhorar a experiência dos consumidores e otimizar custos operacionais”, complementa.
A tecnologia empregada na solução combina a expertise da VMtecnologia no mercado nacional com o sistema Nayax Retail, já consolidado na América do Norte, Europa e Oriente Médio. No Brasil, o lançamento busca atender empreendimentos com faturamento mensal entre R$ 30 mil e R$ 200 mil, oferecendo ainda interface personalizável e cardápio configurável.
Com atuação full-stack (desde hardware próprio até software proprietário), a marca oferece soluções Plug & Use com suporte 24h e monitoramento remoto, visando simplificar operações complexas do varejo para pequenas e médias empresas.
A participação na ABF Franchising Expo 2025 reforça o avanço das tecnologias de autoatendimento como diferencial competitivo no setor de alimentação fora do lar, especialmente em redes que buscam escalabilidade, controle e maior margem operacional.









