A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou que as vendas de veículos novos no Brasil cresceram 7,9% em setembro em comparação com agosto, totalizando 243,2 mil unidades emplacadas. Na comparação com setembro do ano passado, houve um aumento de 2,9%.
LEIA TAMBÉM: Brasil saúda cessar-fogo entre Israel e Hamas e reconhece atuação dos EUA
No entanto, a produção de veículos apresentou queda de 1,5% no mesmo período, totalizando 243,4 mil unidades. A Anfavea atribui a redução à pressão no segmento de caminhões, que enfrenta desafios logísticos e de demanda.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Apesar da queda na produção, a associação destaca que o crescimento nas vendas reflete uma recuperação da confiança do consumidor e uma melhora nas condições de crédito. A expectativa é que o setor continue sua trajetória de recuperação nos próximos meses, impulsionado pela demanda reprimida e pelas políticas de incentivo à compra de veículos.
A produção acumulada no ano até setembro atingiu 1,986 milhão de unidades, representando um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2024, indicando uma recuperação gradual do setor automotivo brasileiro.









