Banco Central mantém Selic em 15% ao ano

Nesta quarta-feira (30), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) optou pela manutenção da Taxa Selic em 15% ao ano, interrompendo o ciclo de cortes de juros. A decisão foi unânime e já era esperada pelo mercado financeiro.

LEIA TAMBÉM: Lula critica tarifas dos EUA e defende soberania do Brasil

Em comunicado, o BC demonstrou preocupação com o tarifaço dos Estados Unidos, que entra em vigor no dia 8 de agosto. As relações pouco amistosas entre Lula e Donald Trump geram incertezas no mercado, que se acalmou após algumas isenções às tarifas aplicadas contra o Brasil.

A inflação oficial, medida pelo IPCA, recuou 0,24% em junho. No acumulado de 12 meses, a taxa é de 5,35%. O Banco Central projeta encerrar o ano com inflação de 4,9%, enquanto o Boletim Focus espera 5,09%. Para 2026, o BC projeta 3,6%, e o mercado, 4,44%. No longo prazo, no primeiro trimestre de 2027, o BC espera uma inflação de 3,4%, contra 4% projetados pelo mercado.

O país registrou o menor número de desempregados da série histórica, segundo o IBGE, com taxa de 5,8%. Ainda assim, a economia brasileira dá sinais de desaceleração, o que tem levado a uma moderação no ritmo de crescimento.

O Copom volta a se reunir em novembro, já com mais clareza sobre os impactos das tarifas americanas.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *