Neste sábado (24), chega ao fim a 78ª edição anual do Festival de Cannes, que teve início no dia 13 de maio.
Após o Brasil ter se destacado em 2024 com o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, o grande destaque deste ano está sendo O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho.
LEIA TAMBÉM: ”Melodia Proibida”: quando a arte resiste em meio às ruínas
Na tarde deste sábado, Wagner Moura foi premiado como Melhor Ator por sua performance, e Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes.
O Agente Secreto estreou no festival e foi aclamado pelo público, sendo aplaudido por cerca de 13 minutos. Esse não é o primeiro feito do diretor. Em 2019, Bacurau, dirigido em parceria com Juliano Dornelles, foi ovacionado por sete minutos durante o evento.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia, decide deixar São Paulo e se mudar para Recife, tentando recomeçar sua vida e escapar de um passado violento e misterioso. Ao tentar retomar sua rotina familiar, ele se depara com uma cidade fortemente vigiada por um regime autoritário que utiliza tecnologia avançada para reprimir opositores. Logo, Marcelo se vê envolvido em uma complexa trama de espionagem e conspirações, enfrentando conflitos morais e pessoais enquanto tenta proteger aqueles que ama.
“Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Espero que O Agente Secreto traga muitas coisas boas para ele”, afirmou Kleber Mendonça Filho ao receber o prêmio.

Além dos prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor, o longa também foi um dos mais laureados, recebendo o Prêmio FIPRESCI da Federação Internacional de Críticos de Cinema e o Prêmio AFCAE da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaios.
“O Agente Secreto não segue os imperativos de um thriller convencional, e esperar isso pode causar impaciência. É mais novelístico em sua abordagem: um filme centrado nos personagens, uma vitrine para a atuação complexa e empática de Moura — mas também uma plataforma para um cinema empolgante e cheio de ousadia”, avaliou o portal The Guardian.
Somado a Wagner Moura, o elenco também conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Udo Kier (Carne para Frankenstein), Gabriel Leone (Senna), Tânia Maria, Alice Carvalho (Renascer), Thomas Aquino (Bacurau), João Vitor Silva (Garota do Momento), entre outros.
O Agente Secreto vem sendo amplamente aclamado internacionalmente nesta última semana e, até o momento, conta com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2025.