Wagner Moura recebeu o prêmio Golden Eye Award na última quinta-feira (25) no Festival de Cinema de Zurique (ZFF). O artista se tornou o primeiro ator sul-americano a conquistar este feito.
LEIA TAMBÉM: Jornalista Paulo Soares, o ‘Amigão’, morre aos 63 anos em São Paulo
Após a vitória, o ator comentou a conquista em vídeo divulgado no perfil oficial do festival. Moura afirmou que este prêmio simboliza a América Latina, não apenas seu trabalho individual. “Entendo que não se trata apenas de mim e do que faço, mas do cinema sul-americano. Isso me deixa muito orgulhoso,” ressalta. O Festival de Cinema de Zurique (ZFF) acontece anualmente e é realizado em Zurique, na Suíça, desde 2005.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O prêmio foi concedido a Moura a partir de sua performance no filme “O Agente Secreto” do diretor Kleber Mendonça Filho. A obra de 2025 retrata o final dos anos 1970 em meio ao regime militar, onde o professor universitário e especialista em tecnologia, Marcelo, que é interpretado pelo ator premiado, decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. O longa tem obtido destaque internacional e representa o Brasil no processo de indicação ao Oscar de 2026.









