Sarau do Jabaquara e Poetas da Liberdade se reúnem em evento no centro histórico de São Paulo

Neste último sábado (5) aconteceu no Espaço Cama e Café, no centro histórico de São Paulo, um Sarau compostos pelo grupo Poetas da Liberdade e pelos membros do Sarau do Jabaquara. O local é um espaço cultural e um centro de memória da capital paulista, que serve refeições, e atua em diversas organizações culturais, como sarau, cordel e poesia.

LEIA TAMBÉM: Co-criadora de The Last Of Us Part II anuncia afastamento da série da HBO

Juntamente como evento, que misturou música e poesia, ocorreu o lançamento da Antologia Poetas da Liberdade, publicada pela Editora Forja e organizada pelo escritor Ricardo Lacava. Estavam presentes Cleber Baleeiro (editor da Forja), Eduardo Gutierrez e Felipe Guti (vocalista e baterista da banda Lepra), Neila Abrahão (guitarrista da banda Valentine), o músico Carlos Mahlungo, Carlos Galdino (coordenador do Sarau do Jabaquara), Wilson (Robson Wagner), Costa Sena, Camilo Torres, Carlos Moura, Keiko Yonamine, Alessandra Melo, Rosana Venturini, Jane Arruda, Edenilda Soares, Benedita Creuza, Carolina Montone, Maria Celma, Décio Scaravelli, dentre muitos outros artistas e convidados.

Espaço Cama e Café, Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé – São Paulo, SP Foto: www.saopauloantiga.com.br

O escritor homenageado na Antologia Poética foi Eugênio Ramos Gianetti, poeta e músico paulistano que conhece as realidades da cidade de São Paulo como ninguém, e as transcreve em formas de palavras fortes e certeiras.

mistura de aromas
almíscar, sândalo, jasmim
mijo, bosta, gás carbônico
minha querida cidade
puta velha e solitária

Morador de rua por muitos anos, para se ter uma visão como a de Eugênio é preciso ter vivido na pele as mazelas e as incertezas mundanas que ele viveu e conseguido “zoobreviver” (nome de seu primeiro livro).

Uma mente brilhante que ficaria esquecida em mais uma calçada qualquer a divagar apenas para si mesmo, mas que veio para nos trazer estes versos do subterrâneo à superfície.

Autor

  • Ricardo Lacava

    Veterinário graduado pela UNESP, mestrado pela UFSC e Doutorado pela UNESP/Harper Adams University (Sanduíche/Reino Unido). Graduação em letras pela UFSCAR em andamento. Servidor público federal do Ministério da Agricultura desde 2008. Menção honrosa no Prêmio Literário Cidade de Manaus 2024. Autor do romance “Infecundo Solo”, segundo lugar no Prêmio José de Alencar, Concurso Internacional de Literatura União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 2017. Vencedor do Prêmio Literário Uirapuru 2019 com o livro “Astúncio, o estúpido esclarecido” e do XIV Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015 com a obra “O Canto do Urutau”.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *