Dividido em quatro atos, como uma montagem operística, Rosalía deu à luz, ontem, o álbum “Lux”. Misturando pop e música erudita, a catalã canta em 13 idiomas diferentes ao longo do álbum. Não se tratam, porém, de palavras soltas em idiomas aleatórios, mas de frases inteiras e complexas, com pronúncia perfeita.
LEIA TAMBÉM: Hilary Duff volta à música depois de 10 anos e revela significado de “Mature”
Rosalía revelou ao Popcast do The New York Times ter contado com uma equipe de tradutores profissionais para que os versos fizessem sentido, além de professores que a auxiliaram na fonética das línguas cantadas. Além do espanhol, ela canta em catalão, inglês, japonês, italiano, árabe, hebraico, siciliano, mandarim, francês, alemão, ucraniano e (ufa) português!
Rosalía também reuniu um time de peso nas colaborações. Em “Berghain”, lead single (música principal) do álbum lançado na semana passada, ela colabora com Björk, com quem já havia gravado antes, com o produtor de música experimental Yves Tumor e com a Orquestra Sinfônica de Londres, regida pelo islandês Daníel Bjarnason.
Nas demais faixas lançadas nesta quinta-feira (06), Rosalía conta ainda com Yahritza y su esencia, trio estadunidense de música regional mexicana do estado de Washington; Estrella Morente e Sílvia Pérez Cruz, cantoras espanholas de flamenco; além da fadista portuguesa Carminho, famosa no Brasil por parcerias com Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Caetano Veloso.
Nas redes sociais, os fãs foram ao delírio com o lançamento, e até mesmo Madonna se rendeu ao trabalho da catalã, mesmo com todas as referências católicas. A Rainha do Pop recebeu uma cópia antecipada do novo álbum e, ao agradecer, revelou não conseguir parar de ouvir.
Formada em Musicologia pela concorrida Escola Superior de Música da Catalunha, Rosalía dá aula em “Lux”, ao fazer algo completamente diferente de seu antecessor, o aclamado “Motomami”. Segundo ela, sua irmã diz que sua música não é pop, o que Rosalía discorda: “é só outra maneira de fazer pop”, afirma.










2 Comentários
Lux já se consagra como um futuro clássico, vai moldar os próximos lançamentos… aguardem!
ela é incrível. e mandou copia antes pra maddie. ela sabe das coisas