“Ouvir Não é o Bastante”: a necessidade vai além de uma mera escuta

Dirigido por Maria Douza, o filme grego, Ouvir Não é o Bastante, conta a história de uma adolescente surda que por conta de problemas financeiros é obrigada a deixar sua escola em Athenas e voltar a morar com seu pai em uma pequena ilha, onde ela enfrenta situações de preconceito e intolerância.

ASSISTA: Disponível no catálogo da Looke, a plataforma brasileira de streaming com foco em curadoria de filmes com conteúdo relevante e autoral.

Por que só ouvir não é o bastante?

Valmira (Efthalia Papacosta) vive uma realidade muito diferente das outras pessoas. A adolescente desenvolveu uma deficiência auditiva após contrair meningite quando criança. Desde então ela convive com isto, rodeada de pessoas que conseguem se comunicar com ela. Até o momento em que é obrigada a recomeçar sua vida em uma nova cidade, e com pessoas que não tem a surdez como algo normalizado.

LEIA TAMBÉM: ”Melodia Proibida”: quando a arte resiste em meio às ruínas

O filme retrata a intolerância e o preconceito que a jovem enfrenta na escola nova, lugar em que é constantemente ridicularizada pelos alunos, exceto por seu meio irmão Aris (Dimitris Kitsos), que lhe defende das ofensas. Valmira deseja entrar em uma escola só para surdos, enquanto seu pai Stamos (Yorgos Pirpassopoulos), constantemente diz que irá fazer sua inscrição, e acaba não fazendo.

No entanto, Valmira acaba se aproximando de Mauros (Nikos Koukas), um dos alunos que mais pratica bullying. Os dois se aproximam após a jovem entrar no time de futebol do garoto, durante uma aula de educação física, e se destacar. Mauros começa a se encontrar as escondidas com Valmira para ajudá-la na dança da escola, e os dois acabam se apaixonando.

Acesse o nosso canal no Telegram

Acesse o nosso canal no WhatsApp

Valmira viu um outro lado de Mauros. Um lado que vai além do ato de “ouvir”, e mostra como a comunicação está ligada a decodificar e entender o outro através da ação e de uma compreensão mais profunda. Muito além do que o ouvido pode escutar.

Porém, a garota não conseguiu fazer isto com Aris, que por não entender as atitudes de proteção e ajuda do meio irmão, acabou brigando e se precipitando em relação a ele. Ouvir não é o bastante para Valmira, mas só para quem ela quer entender. E isto é um alerta. Uma mensagem sobre sempre tentar entender todos os lados.

Onde assistir

Ouvir Não é o Bastante está disponível na plataforma Lookestreaming brasileiro de filmes e séries por assinatura, parceiro do Portal Ponto360. Seu catálogo conta com mais de dez mil conteúdos de diferentes gêneros e países, incluindo títulos originais e exclusivos, e ainda o Looke Kids, uma área dedicada às crianças que pode ser acessada separadamente dos demais títulos.

Ouvir não é o bastante não se trata apenas da história de uma jovem surda, mas de uma sociedade ao seu redor que não toma atitudes, e no final, acaba tendo que ouvir, o que já não adianta mais.

E você, já assistiu Ouvir Não é o Bastante ? Assine o Looke por apenas R$12,49/mês

Ouvir falar sobre o preconceito e intolerância já não é mais o bastante. A necessidade vai além de uma mera escuta.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *