Musical inédito sobre Bibi Ferreira estreia no Teatro Sesc Ginástico em janeiro

No dia 08 de janeiro de 2026, o musical O céu de Bibi Ferreira, estreia no Teatro Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro, aquecendo a temporada do ano novo. A montagem é inédita e homenageia a trajetória de uma das maiores artistas brasileiras.

LEIA TAMBÉM: Cabaceiras, a ‘Roliúde’ brasileira, é destaque em reportagem do The New York Times

A carreira de Bibi Ferreira (1922-2019) envolveu diversas artes. A artista trabalhou, por exemplo, como atriz, cantora e diretora. Foi no Teatro Sesc Ginástico, em 1983, que Bibi produziu e protagonizou Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção. A peça em questão foi sucesso de público e crítica, permanecendo um ano em cartaz e marcando a história do teatro.

O céu de Bibi Ferreira, segundo a divulgação do Teatro Sesc Ginástico, é uma celebração à entrega e à coragem de uma artista que dedicou mais de oito décadas ao palco.

Confira, a seguir, a divulgação do Teatro Sesc Ginástico acerca do espetáculo.

O musical “O Céu de Bibi Ferreira” nasce como uma homenagem arrebatadora e sensorial a essa mulher que foi muitas em uma só. Sob o texto de Gabriel Chalita, direção de Gustavo Barchilon e direção musical de Carlos Bauzys, quatro atrizes — Giulia Nadruz, Bárbara Sut, Luiza Vianna e Fernanda Biancamano — dão corpo, voz e alma às múltiplas facetas de Bibi: Piaf, Joana, Eliza e Amália.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Ao longo do espetáculo, essas quatro mulheres se reconhecem e se fundem à figura de Bibi em um jogo poético entre memória, tempo e identidade.

Quatro atrizes se revezam no papel de Bibi Ferreira em O Céu de Bibi Ferreira–  Foto: Guilherme Logullo/O Globo

Segundo informou a divulgação do espetáculo, a dramaturgia costura canções em diversos idiomas, trechos de peças, relatos íntimos e reflexões sobre o amor, a arte e o feminino. Trata-se, portanto, de um espetáculo que transita entre o real e o simbólico, entre o aplauso e o silêncio, entre o Brasil e o mundo.

Vale lembrar que o espetáculo integra a programação especial de reabertura do recém-modernizado espaço. No dia 13 de dezembro deste ano, Fernanda Montenegro fará a leitura dramatizada da obra de Simone de Beauvoir (1908-1986), dando início ao retorno das atividades no Teatro Sesc Ginástico.

O Céu de Bibi Ferreira ficará em cartaz de 08 de janeiro a 08 de fevereiro de 2026, com sessões de quinta a domingo. Além disso, há uma temporada prevista para São Paulo logo após o Carnaval.

Segundo o Teatro Sesc Ginástico, a classificação etária do espetáculo, que contém duração de 70 minutos, é livre, e em todas as sessões haverá tradução em Libras.

  • Evento: O céu de Bibi Ferreira.
  • Local: Teatro Sesc Ginástico — Av. Graça Aranha 187, Centro, Rio de Janeiro – RJ.
  • Dias e horários: Quintas e sextas, às 19h; sábados e domingos, às 17h.

Autor

  • Diogo

    Diogo Berns é formado em Cinema, com mestrado e doutorado em Estudos da Tradução, na área de adaptações audiovisuais (UFSC). Especialista em Música Litúrgica (UNISAL).
    Professor conteudista, revisor textual, redator e roteirista de games, videoaulas e podcasts na área EaD.
    Possui experiência com audiobooks - voz, direção e edição de som - edição de vídeos, social media e diretor de vídeo institucional.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *