Mauricio de Sousa completa 90 anos e recebe homenagens no cinema e na literatura

Nesta segunda-feira (27), Mauricio de Sousa, um dos maiores quadrinistas do Brasil, completa 90 anos. Conhecido por dar vida à clássica Turma da Mônica, o autor recebeu uma série de homenagens em comemoração ao aniversário, entre elas um filme sobre sua vida e um livro que reúne tributos de 90 quadrinistas.

LEIA TAMBÉM: 50 anos depois, o Brasil segue exigindo memória e justiça por Herzog e por todas as vítimas da ditadura militar

Criador de mais de 400 personagens, o artista terá sua história contada na cinebiografia intitulada Mauricio de Sousa – O Filme, que foi apresentada em uma sessão especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na semana passada. Na obra, Mauricio é interpretado pelo seu próprio filho, Mauro Sousa, que ao longo da narrativa mostrará as origens do quadrinista, seu processo criativo e o surgimento da Turma da Mônica.

Na literatura, a homenagem ficou por conta do jornalista Sidney Gusman, editor do site Universo HQ e da MSP Estúdios, que anunciou o lançamento de um livro-coletânea com 90 autores diferentes, nomeado MSP90. A obra reuniu uma seleção de quadrinistas de diversas localidades do Brasil que fizeram, em seus próprios estilos, releituras dos clássicos personagens da Turma da Mônica.

Além das produções artísticas, o prefeito Ricardo Nunes também prestou sua homenagem aos 90 anos do artista ao enviar à Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que reconhece a obra do quadrinista como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade.

Mauricio de Sousa, nascido em 7 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP), participou da infância de muitos brasileiros, por meio de seus quadrinhos. Seu trabalho também foi expandido para livros, produtos licenciados (cerca de 3.500 itens, exportados para 90 países), animações, filmes, espetáculos, parques temáticos e campanhas educativas.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *