Nesta quinta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, inaugurou a exposição A alma humana, você e o universo de Jung.
Até o dia 18 de janeiro de 2026, é possível realizar um passeio por obras e instalações com temáticas voltadas aos conceitos desenvolvidos por Carl Gustav Jung, considerada uma exposição inovadora que apresenta experiência simbólica de autoconhecimento.
LEIA TAMBÉM: Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa etária de 6 anos e aplicativos eletrônicos
Segundo informou o MIS, a exposição é um convite contundente ao “autoconhecimento e um mergulho no universo dos conceitos criados por Carl Gustav Jung, que, em 2025, comemoraria os 150 anos de seu nascimento”.

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, é um dos nomes mais importantes na história da psicologia por ser o fundador da psicologia analítica. Conhecido por seu interesse em diferentes culturas e tradições, visitou mais de 15 países em busca da alma humana e foi responsável pela criação de conceitos psicológicos importantes, como as ideias de arquétipo e de inconsciente coletivo.
A exposição A alma humana, você e o universo de Jung pode ser visitada no 1° andar do MIS. São 550 m2 em que a psique humana é apresentada de forma simbólica e imagética por meio de instalações criadas para dialogar em três dimensões: pedagógica, sensorial e provocativa.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
De acordo com o MIS, é a partir dos sintomas que o visitante entra na psique humana, uma vez que Jung afirmou que aquilo que está no inconsciente encontra uma forma de se manifestar. Essa manifestação, segundo ele, pode-se dar por meio dos sonhos, das sincronicidades, das expressões simbólicas e pelos sintomas físicos, psíquicos, sociais e ambientais.
No percurso dessa exposição, há alguns espaços com obras de artistas destinados a experiências dos visitantes.
Confira a seguir alguns deles:
“Sintomas”: experiência de escolha por qual caminho seguir.
“Inconsciente”: conceito apresentado de acordo com a perspectiva junguiana e o que o diferencia de Freud.
“Arquétipos e Imagens Arquetípicas”: representados por obras, como a de Moara Tupinambá.
“Mitos”: um mesmo tema sendo abordado em cinco culturas e tradições.
“Anima e Animus”: videoarte criada por Flavio Vieira em vídeo desenvolvido por Inteligência Artificial.
“Persona”: conceito representado por meio de uma obra criada 1260 máscaras de gesso, realizadas voluntariamente pelos estudantes do IJEP.
“Expressões Simbólicas”: trabalho integrado da psiquiatra brasileira Nise da Silveira com Jung.
Os visitantes encontram ainda experiências em outros espaços. Entre eles, estão: “Ego”; “Sonhos”; “Alquimia” e “Sonhografia”.
A classificação indicativa da exposição é livre.
Dados da Exposição:
Evento: A alma humana, você e o universo de Jung.
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.
Período para visitação: de 20 de novembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026.
Horários: terças a sextas: 10h às 19h / sábados: 10h às 20h / domingos e feriados: 10h às 18h. (Permanência até 1h após o último horário).
Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O ingresso é gratuito às terças-feiras, com retirada apenas na bilheteria física do MIS, e na Quarta B3.









