Na última quarta-feira (22), a escola de samba carioca Unidos do Jacarezinho publicou uma nota nas redes sociais lamentando o incêndio que aconteceu em seu barracão e queimou todo o projeto para o desfile de Carnaval de 2026.
LEIA TAMBÉM: “It’s Not That Deep”: Demi Lovato brilha em nova fase e retorna às pistas com autenticidade e leveza
“Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido“, disse em comunicado o presidente da escola, Mattheus Gonçalves.
Xande de Pilares, cantor que será homenageado pelo samba-enredo de 2026, postou um vídeo nas redes sociais lamentando o acontecimento.
“Se eu disser para você que não estou triste, estarei mentindo. Mas é diante da dificuldade que o ser humano mostra sua força e que a gente se reinventa, improvisa, que é para não dar a vitória para o mal. Esse é o momento de dar as mãos para que alguma coisa aconteça em nosso favor“, lamentou o cantor.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), a organização foi procurada na quarta-feira (22) para o barracão da Unidos do Jacarezinho, no bairro de Santo Cristo, Zona Portuária da capital carioca.
“Mais de 40 militares de seis unidades atuam na ocorrência, com o emprego de 13 viaturas. Até o momento, não há registro de vítimas“, disseram em entrevista à CNN.
O incêndio também afetou os materiais Acadêmicos de Vigário Geral, que ainda não se pronunciou.
Diversas escolas de samba se manifestaram nas redes sociais em solidariedade, entre elas, Mangueira, Unidos da Tijuca, Unidos de Padre Miguel, Estácio de Sá, União da Ilha, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte.
Em 2025, a Unidos de Jacarezinho foi campeã da Série Prata do Carnaval carioca com o samba-enredo “Eureka! E fez-se a luz!” e está de volta à Sapucaí após 12 anos fora da Série Ouro.









