Eric Dane, ator de ‘Grey’s Anatomy’, morre aos 53 anos

O ator Eric Dane, conhecido por atuar na série Grey’s Anatomy, morreu aos 53 anos nesta quinta-feira (19). 

Há menos de um ano, Eric revelou que enfrentava a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável que causa paralisia motora, afetando nervos e músculos, incluindo os da fala, deglutição e respiração.

LEIA TAMBÉM: Suprema Corte dos EUA limita poder tarifário de Trump e redefine política comercial americana

A equipe do ator confirmou a morte em comunicado à imprensa:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Eric Dane na tarde de quinta-feira, após uma corajosa luta contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo. Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Sentiremos profundamente sua falta e ele será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade neste momento tão difícil”.

Vida e carreira de Eric Dane

Eric William Dane nasceu em 9 de novembro de 1972 em São Francisco, Califórnia.

Em Grey´s Anatomy, o cirurgião plástico Mark Sloan passou a integrar a série a partir da segunda temporada, em 2006, e acabou ganhando mais espaço, até que seu personagem foi morto no início da nona temporada. Segundo a revista People, Mark se tornou um dos principais personagens da série, e o galã passou a ser conhecido como símbolo sexual.

O ator também atuou em outras séries, como The Last Ship e Euphoria.

Somam-se a esses trabalhos atuações no cinema, com destaque para Pânico em Alto Mar (Open Water 2, 2006), X-Men: o confronto final (X-Men: the last stand, 2006), e Marley & Eu (Marley & Me, 2008).

Eric Dane como Sebastian Tunney ao lado de Owen Wilson no papel de John Grogan no filme Marley & Eu, dirigido por David Frankel (2008) – Foto: Divulgação/IMDB.

Em abril de 2025, Eric Dane tornou público o diagnóstico. Ele estava atuando na terceira temporada de Euphoria e declarou que continuaria a atuar. Na ocasião, ressaltou o apoio da família:

“Sou grato por ter minha amada família ao meu lado enquanto navegamos por este próximo capítulo”.

Desde então, Eric passou a atuar na conscientização acerca da doença. Ele chegou a testemunhar em Washington sobre autorizações prévias exigidas por planos de saúde:

“Alguns de vocês podem me conhecer por séries de TV, como “Grey’s Anatomy”, na qual interpreto um médico. Mas estou aqui hoje para falar brevemente como um paciente lutando contra a ELA”.

Ainda em 2026, a editora The Open Field deve publicar um livro de memórias de Eric Dane, intitulado Book of Days: a Memoir in Moments. O comunicado divulgado na época do anúncio enfatiza a importância dessa partilha de informações.

“Se compartilhar isso ajudar alguém a encontrar significado em seus próprios dias, então minha história vale a pena ser contada”.

Eric Dane deixa a esposa, Rebecca Gayheart, com quem era casado desde 2004, e duas filhas, Billie e Georgia.

Autor

  • Diogo

    Diogo Berns é formado em Cinema, com mestrado e doutorado em Estudos da Tradução, na área de adaptações audiovisuais (UFSC). Especialista em Música Litúrgica (UNISAL).
    Professor conteudista, revisor textual, redator e roteirista de games, videoaulas e podcasts na área EaD.
    Possui experiência com audiobooks - voz, direção e edição de som - edição de vídeos, social media e diretor de vídeo institucional.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *