Dirigido por Petra Costa, o documentário Apocalipse nos Trópicos está entre os 15 selecionados da pré-lista do Oscar 2026, na categoria de melhor documentário. Caso seja indicado, essa será a segunda vez que a diretora concorre à estatueta. Em 2020, Petra foi indicada por Democracia em Vertigem.
LEIA TAMBÉM: ‘Malhação’ retorna à TV Globo em formato vertical e aposta em nova linguagem
Em Apocalipse nos Trópicos, é documentada uma investigação sobre o aumento da participação de líderes evangélicos nas decisões políticas do país. A produção conta com depoimentos de diferentes figuras influentes na política nacional, como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O longa estreou em agosto de 2024 no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, sendo elogiado por seu rigor narrativo e visual estético. No Brasil, o documentário chegou às salas de cinema de São Paulo e do Rio de Janeiro, no dia 3 de julho, e mundialmente na Netflix em 14 de julho.
Com presença marcada na pré-lista do Oscar, Apocalipse nos Trópicos disputa com outros 14 filmes uma das cinco vagas para a categoria. Confira a lista completa:
- The Alabama Solution
- Coexistence, My Ass!
- Come See Me in the Good Light
- Cover-Up
- Cutting through Rocks
- Folktales
- Holding Liat
- Mr. Nobody against Putin
- Mistress Dispeller
- My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow
- The Perfect Neighbor
- Seeds
- 2000 Meters to Andriivka
- Yanuni
Os concorrentes à premiação serão divulgados oficialmente no dia 22 de janeiro de 2026.









