Na última sexta-feira (26), o Camisa Verde e Branco finalmente apresentou o samba-enredo que levará para o Sambódromo do Anhembi no Carnaval de 2026. A escola da Barra Funda conseguiu driblar os impasses judiciais envolvendo seu processo eleitoral e cumpriu o prazo estabelecido pela Liga-SP para a entrega da obra.
LEIA TAMBÉM: Virgílio Gomes da Silva, o Comandante Jonas: 56 anos de ausência e resistência
O samba é assinado por um time de compositores de peso: Silas Augusto, Claudio Russo, Rafa do Cavaco, Turko, Zé Paulo Sierra, Fábio Souza, Luis Jorge, Dr. Elio, Charles Silva e Bruno Giannelli.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O enredo escolhido para o próximo desfile é “Abre Caminhos”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Guilherme Estevão ao lado dos enredistas Clark Mangabeira e Victor Marques. Segundo a escola, o tema vai mergulhar no universo de Exu, trazendo à avenida uma reflexão sobre os caminhos de energia, a força do orixá, sua ligação com o povo de rua e sua importância cultural e social no Brasil. A proposta também busca desmistificar visões equivocadas, reforçando os vínculos de ancestralidade, resistência e sabedoria que marcam a história do Camisa.
O anúncio acontece após meses de incerteza. Desde o último Carnaval, a escola enfrentava uma disputa judicial em torno de sua eleição presidencial. A Justiça determinou que Érica Regina Ferro reassuma a presidência até o fim do julgamento, encerrando a gestão interina que estava no comando.
Por conta do atraso, o Camisa Verde e Branco não participou do sorteio da ordem dos desfiles e acabou ficando com a última posição do sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro de 2026.
Ouça o samba-enredo do Camisa Verde e Branco para 2026:









