Na noite desta quarta-feira (18), foram revelados os filmes premiados na 14ª edição do Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba. A edição de 2025 contou com a exibição de 92 obras, distribuídas entre as mostras competitivas, que incluíram longas e curtas, tanto nacionais quanto internacionais, além da categoria Novos Olhares, e sessões especiais, como retrospectivas. O grande destaque foi o filme baiano “Cais”, dirigido por Safira Moreira, que conquistou os três prêmios mais importantes do festival: o Prêmio Olhar de Melhor Filme, o troféu de Melhor Longa segundo o voto popular e o Prêmio da Crítica, concedido pela Abraccine.
LEIA TAMBÉM: Rubens Ricupero vence o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba surgiu em 2012 com a proposta de valorizar o cinema independente e fora do circuito comercial. Ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais festivais do Brasil, reunindo mais de mil filmes exibidos e um público de 200 mil pessoas.
Realizado anualmente em Curitiba, o festival ocupa diversos espaços culturais e oferece mostras competitivas de longas e curtas, nacionais e internacionais, além de seções como Novos Olhares, Mirada Paranaense e retrospectivas.
O evento se destaca por promover filmes autorais, experimentais e de linguagens inovadoras, servindo como espaço de reflexão, formação de público e fortalecimento do cinema brasileiro e mundial.
Confira a lista dos 92 longas premiados: https://www.olhardecinema.com.br/premiados-2025/